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Questões de biologia

Tópicos de Botânica

(Fuvest-2ª-fase-2005) O gráfico abaixo indica a transpiração de uma árvore, num ambiente em que a temperatura permaneceu em torno dos 20° C, num ciclo de 24 horas. Quantidade de água eliminada na transpiração(valores arbitrários)


a)Em que período (A, B, C ou D)a absorção de água, pela planta, é a menor?
b)Em que período ocorre a abertura máxima dos estômatos?
c)Como a concentração de gás carbônico afeta a abertura dos estômatos?
d)Como a luminosidade afeta a abertura dos estômatos?

resposta:
a)Nos períodos A e D. A absorção de água depende da perda por transpiração. Quanto menor a perda de água, menor a absorção.
b)No período C. A perda, por transpiração, ocorre pelos estômatos. Portanto, haverá maior perda quando os estômatos estiverem com máxima abertura.
c)Com baixas concentrações de CO2 no mesófilo, o pH torna-se básico e provoca entrada de íons K+ nas células estomáticas. Estas tornam-se hipertônicas e ganham água por osmose, ficando túrgidas e promovendo a abertura do estômato.
d)As células estomáticas bombeiam K+ na presença de luz, aumentando sua concentração e entrada de água por osmose dos estômatos.
Um outro mecanismo auxiliar é a variação de açúcares devido à fotossíntese das células estomáticas, alterando concentrações.




(PUC) Líquens são considerados colonizadores de superfícies inóspitas porque são basicamente auto-suficientes em termos nutricionais.
Isso se deve, entre outros, ao fato de os líquens serem compostos por uma associação entre: (A) cianobactérias fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.
(B) bactérias anaeróbias e fungos filamentosos com grande atividade fotossintetizante.
(C) vegetais fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.
(D) bactérias anaeróbias heterotróficas e cianobactérias que fazem fotossíntese.
(E) protistas heterotróficos por absorção e protistas autotróficos por fotossíntese.


resposta:(A) cianobactérias fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.
Os líquens são resultado de uma associação simbiótica, onde as cianobactérias fazem a fotossíntese, produzindo compostos carbônicos para a toda a estrutura do líquen, enquanto os fungos filamentosos produzem ácidos orgânicos, que solubilizam sais das rochas ou de outras superfícies colonizadas, usados tanto pelas cianobactérias como pelos fungos.
Além disso, essa estrutura conjunta permite reter a umidade necessária para o desenvolvimento destes seres vivos.




(UFSCar) Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo.
Nesse transporte estão envolvidos a) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
b) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.
c) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e forças de coesão.
d) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
e) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.


resposta:A ascensão da seiva bruta é feita através dos elementos de vaso e traqueídes (células condutoras do xilema), graças à sucção de copa e à coesão das moléculas de água no interior do tubo (teoria de Dixon).
Resp.
: A



(UFSCar) No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.
A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está a) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.
b) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades.
c) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.
d) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2.
e) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.


resposta:O ponto A é o chamado ponto de compensação luminoso, que se caracteriza pelo fato da taxa de fotossíntese ser igual à de respiração (F = R).
A partir daí, com aumento da intensidade luminosa, a taxa fotossintética aumenta até que outro fator (fator limitante) passe a limitar a fotossíntese.
Assim, a partir de A, a produção de matéria orgânica (fotossíntese) é maior que o consumo (respiração).
Resp.
: E



(UFSCar) Considere duas plantas A e B da mesma espécie, cada uma submetida a uma condição de luminosidade e de disponibilidade de água diferente.
A planta A encontra-se em ambiente bem iluminado, com suprimento insuficiente de água no solo.
A planta B encontra-se em um ambiente escuro, mas com abundante suprimento de água.
O comportamento dos estômatos das plantas A e B, para as situações descritas, seria o de a) abrir em ambas.
b) fechar em ambas.
c) abrir na planta A e fechar na planta B.
d) fechar na planta A e abrir na planta B.
e) permanecer inalterado em ambas.


resposta:B



(UEL) Muitas pessoas cortam folhas de violeta-africana e as enterram parcialmente para que enraízem e formem novos indivíduos.
Em relação a este fato, é correto afirmar:
a) Só as gemas na planta adulta produzem auxinas para o enraizamento.
b) O ácido abscísico é o principal fitormônio envolvido na formação das plantas filhas.
c) As giberelinas inibem a dominância apical.
d) As auxinas estimulam o enraizamento e também o alongamento celular.
e) Só se formam raízes se a citocinina estiver em concentração elevada.


resposta:D



(UEL) A banana não tem sementes porque na realidade:
a) É um pseudofruto, ou seja, não é um fruto verdadeiro.
b) É um fruto múltiplo, que não foi polinizado.
c) É um fruto carnoso, partenocárpico.
d) É um fruto do tipo drupa.
e) A banana não é um fruto.


resposta:C



(UEL) São importantes tecidos de sustentação dos vegetais:
a) Floema e xilema.
b) Colênquima e esclerênquima.
c) Parênquimas de reserva.
d) Súber e ritidoma.
e) Córtex e cilindro central.


resposta:B



(UEL) Quais dos fatores abaixo representam vantagens para a propagação das plantas através das sementes?
I - Presença de substâncias nutritivas para o embrião.
II - Competição com a planta-mãe.
III - Maior dispersão da espécie.
IV- Proteção mecânica do embrião.
V - Dormência.
a) Apenas o IV e V.
b) Apenas o I e II.
c) Apenas o I, II e III.
d) Apenas o I, III, IV e V.
e) Apenas o II, III, IV e V.


resposta:D



(Unicamp) O amido nas plantas pode ser facilmente detectado porque, em presença de uma solução fraca de iodo, apresenta coloração azul-violeta.
Foi feito um experimento em que uma folha, ainda presa à árvore, foi totalmente recoberta com papel alumínio, deixando exposto apenas um pequeno quadrado.
Após alguns dias, a folha foi retirada da árvore, descorada com álcool e colocada em solução de iodo.
a) Que resultados foram obtidos nesse experimento?
Por quê?
Vestibulando Web www.
vestibulandoweb.
com.
br b) A que classe de macromoléculas pertence o amido?
c) Em que órgãos vegetais essa macromolécula é estocada?


resposta:a) A região quadrada, que ficou exposta à luz, adquiriu coloração azul-violeta, o que não ocorreu no restante da folha.
Nesta área iluminada, ocorreu fotossíntese, com produção de glicose, posteriormente armazenada sob a forma de amido, que reagiu com a solução de iodo.
Na parte Vestibulando Web www.
vestibulandoweb.
com.
br coberta da folha, não houve fotossíntese, e as células consumiram suas reservas de amido nos processos metabólicos.
b) Trata-se de um carboidrato do grupo dos polissacarídeos.
c) O amido é estocado com freqüência nas raízes e nos caules.
Pode haver também reserva de amido em folhas, frutos e sementes.




(Outros) Analise a figura abaixo, que representa diversos tipos celulares indicados com números de I a VIII.
As células representadas correspondem às especializações morfológicas e funcionais na formação dos tecidos e órgãos das plantas.

Após análise da figura, cite:
a) o nome do processo que origina as células indicadas pelas setas a partir de I.
b) o nome do tecido que contém as células indicadas por I.
c) uma função desempenhada pelo tecido representado pela célula IV.
d) os números correspondentes aos tipos celulares que apresentam cloroplastos.
e) o número associado com os esclereídeos.
f) a natureza química da estrutura presente na célula II.


resposta:a) O processo é a diferenciação celular
b) Trata-se do tecido meristemático.
c) Transporte de água e de minerais ; sustentação.
d) III e VIII
e) VII (esclereídeos = células pétreas  esclerênquima).
f) Oxalato de cálcio.




(Fuvest-2ª-fase-2006) A polinização é um evento essencial para a produção de

resposta:a) O fruto origina-se do desenvolvimento do ovário, estrutura floral que só ocorre nas angiospermas.
b) Os frutos gerados pela aplicação de hormônios não foram fecundados, portanto não possuem sementes (frutos partenocárpicos).
Os frutos resultantes de polinização tiveram seus óvulos fecundados, portanto possuem sementes.




(Fuvest-2ª-fase-2006) O gráfico a seguir mostra, em unidades arbitrárias, as quantidades de gás carbônico (CO2) liberadas e absorvidas por uma planta em diferentes intensidades luminosas.

Indique as faixas de intensidades luminosas (I, II, III) em que a) ocorre aumento da quantidade de matéria orgânica na planta. Justifique.
b) a planta absorve gás oxigênio do ambiente. Justifique.


resposta:a) O aumento da matéria orgânica ocorre nas intensidades luminosas II e III porque nessas intensidades a produção de matéria por fotossíntese supera o consumo por respiração.
b) A absorção de O2 do ambiente ocorre na faixa de intensidade luminosa I porque nessa faixa a taxa de respiração é superior à de fotossíntese.


(Fuvest-2ª-fase-2004) O desenho mostra as estruturas de uma flor em corte longitudinal.

a) Identifique com a letra "A" a seta que aponta a estrutura da qual um inseto retira pólen. b) Identifique com a letra "B" a seta que aponta a estrutura na qual o grão de pólen inicia o desenvolvimento do tubo polínico. c) Identifique com a letra "C" a seta que aponta a estrutura que irá se desenvolver dando origem ao fruto. d) Identifique com a letra "D" a seta que aponta a estrutura em que ocorre a união de gametas masculino e feminino e que dará origem à semente.

resposta:



(Udesc) O cheiro típico da casca de limão ou das folhas de eucalipto deve-se à presença de substâncias armazenadas em:

a) canais resiníferos
b) hidatódios
c) bolsas secretoras
d) acúleos
e) estômatos


resposta:A



(Uel) Nas células dos eucariontes autótrofos, as enzimas que atuam no processo da fotossíntese estão a) em invaginações da membrana plasmática.

b) dispersas no citoplasma fundamental.
c) no suco celular do vacúolo.
d) no interior dos cloroplastos.
e) no interior das mitocôndrias.


resposta:D



(Uel) Pode-se esperar que uma planta com deficiência de magnésio apresente
a) folhas de cor verde-escura.
b) células meristemáticas mortas.
c) frutos e sementes imaturos.
d) células incapazes de realizar transporte ativo.
e) folhas pálidas, amareladas ou esbranquiçadas.


resposta:E



(Ufsc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.
O manguezal e a restinga são dois ecossistemas presentes em Santa Catarina. Analise as proposições a seguir e assinale as CORRETAS, em relação a esses dois ecossistemas.
01. São ecossistemas típicos de regiões litorâneas.
02. Por sua localização próxima ao mar, todas as espécies, que compõe a vegetação desses dois ecossistemas, apresentam glândulas de sal que ajudam na eliminação deste mineral.
04. O solo do manguezal é lodoso e pouco arejado, ao contrário daquele da restinga que é arenoso e seco.
08. Os pneumatóforos são adaptações presentes em plantas do manguezal, enquanto adaptações para retenção de água ocorrem freqüentemente em plantas que constituem as restingas.
16. Alguns caranguejos são animais adaptados à vida nos manguezais, enquanto nas restingas a presença de moluscos bivalves é típica.
32. Dentre as espécies vegetais presentes em cada um dos ecossistemas citados, destacam-se o mangue-vermelho (manguezais) e os cactos e bromélias (restingas).

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 08 + 32 = 45



(Ufmt) O Pantanal mato-grossense é uma planície periodicamente inundável, onde encontramos várias espécies faunísticas, algumas abundantes, outras raras e até ameaçadas de extinção, como por exemplo a arara azul. Sobre as características da fauna pantaneira, julgue os itens.
( ) Os tuiuiús, aves-símbolo do Pantanal, são hermafroditas.
( ) As capivaras são mamíferos roedores que apresentam membranas interdigitais que facilitam a locomoção na água.
( ) Os jacarés são répteis que apresentam fecundação interna e desenvolvimento do filhote fora do corpo da mãe.


resposta:F F V







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