Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Tópicos de Educação Ambiental

(UFSCar) Mais de 500 variedades de plantas estão sendo atacadas na Califórnia, Estados Unidos, por minúsculos insetos, originários do Oriente Médio.
Os técnicos americanos não têm obtido sucesso no controle dessa praga.
Quatro causas que poderiam favorecer a ocorrência de tal praga foram apresentadas: I – Inexistência de inimigos naturais desses insetos na Califórnia.
II – Deficiência de defesas naturais das plantas.
III – Uso inadequado de determinados defensivos agrícolas.
IV – Fatores abióticos favoráveis ao desenvolvimento desses insetos na Califórnia.
Para a situação descrita, é possível aceitar a) a causa I, apenas.
b) as causas I e II, apenas.
c) as causas I, III e IV, apenas.
d) as causas I, II e III, apenas.
e) as causas I, II, III e IV.


resposta:E



(UEL) Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando.
Uma das causas desse aumento é o "efeito estufa", cuja ocorrência se deve: a) Ao aumento da concentração de monóxido de carbono na atmosfera.
b) Ao aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.
c) Ao aumento da concentração de nitrogênio na atmosfera.
d) À diminuição da concentração de oxigênio na atmosfera.
e) À diminuição da concentração da camada de ozônio na atmosfera.
"A lagoa da Pampulha, represa construída em 1938 e que se tornou um dos cartões-postais de Belo Horizonte (MG), já perdeu 50% de seu volume de água e 40% de sua área em decorrência do assoreamento e da poluição.
" (Folha de São Paulo, 22.03.2000, p. 3-6. O assoreamento de cursos de água e de represas é conseqüência do seguinte fenômeno: a) El Niño.
b) Seca.
c) Erosão.
d) La Niña.
e) Poluição química.


resposta:B



(UEL) "A lagoa da Pampulha, represa construída em 1938 e que se tornou um dos cartões-postais de Belo Horizonte (MG), já perdeu 50% de seu volume de água e 40% de sua área em decorrência do assoreamento e da poluição." (Folha de São Paulo, 22.03.2000, p. 3-6.) O assoreamento de cursos de água e de represas é conseqüência do seguinte fenômeno:
a) El Niño.
b) Seca.
c) Erosão.
d) La Niña.
e) Poluição química.

resposta:C



(Fuvest-2ª-fase-2004)
a) O esquema mostra, de maneira simplificada, o ciclo de que elemento químico?
b) Que informação, dada pelo esquema, permite identificar esse elemento químico?
c) Cite duas classes de macromoléculas presentes nos seres vivos, que contenham esse elemento químico.


resposta:a) O esquema mostra o ciclo do elemento químico nitrogênio (N).
b) O elemento químico nitrogênio é fixado biologicamente por bactérias e cianobactérias.
c) Proteínas e ácidos nucléicos (DNA e RNA) são macromoléculas orgânicas que contêm nitrogênio em sua composição química.




(Unesp) O homem moderno tem provocado freqüentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição com danos à saúde dos seres vivos e, em especial, à do homem. Entre estes agentes poluidores estão os metais pesados, tais como cobre, chumbo e mercúrio e, entre os óxidos de carbono, o mais perigoso, que é o monóxido de carbono (CO).
a) De que forma o monóxido de carbono poderá ser prejudicial à saúde humana quando inspirado pelo homem?
b) Como os metais pesados poderão prejudicar o meio ambiente?

resposta:a) O monóxido de carbono (CO) se combina com a hemoglobina tornando-a inutilizável para o transporte de oxigênio.
b) Metais pesados são substâncias não biodegradáveis e, quando assimilados pelos seres vivos, apresentam efeito cumulativo nas cadeias alimentares. Tal efeito pode causa prejuízos incalculáveis para a biodiversidade, principalmente para os elos finais das cadeias e teias alimentares.



(Puccamp) MONTEIRO LOBATO (1882-1947)

1. As obras "infantis" de Monteiro Lobato ajudaram muito na formação de milhares de pequenos brasileiros que, quando marmanjos, passariam a citar de boca cheia, e às vezes sem confessar, uma porção de coisas que aprenderam com as personagens do Sítio do Picapau Amarelo, inesquecíveis companheiras de aventuras por vários tempos e espaços. Quanto da história e da mitologia grega não se aprende ao lado da boneca Emília, que tagarela pedantemente com Péricles ou com Hércules? Na "História do mundo para as crianças", vai-se da origem do universo (sabiamente explicada pela vovó Benta como hipótes
e), passando pelo uso do fogo, pelos hieróglifos, pelos assírios e babilônios, pelo império romano, pelos tempos da cavalaria, pelas revoluções do século XVIII, até à chamada "era dos milagres", que é como Lobato batizou a vida com luz elétrica, telefone, cinema - e com o manejo atômico que deu na tragédia de Hiroshima, epílogo também do livro, que termina com esta frase da vovó sabida: "O tempo, só o tempo pode curar o grande defeito da humanidade - que é ser muito criança ainda". Dona Benta (permito-me eu), o homem continua brincando, e seus brinquedos são cada vez mais fantásticos e perigosos...
2. Sempre foi intenção de Lobato ensinar sem ser chato, opinar sem ser pretensioso. Se Dona Benta é uma velha de óculos e muita leitura, Emília é uma abelhuda crítica e irreverente. Em "Emília no país da Gramática", onde não faltam lições de fonética, de formação e de classes de palavras, há esta frase da boneca que muito lingüista moderno poderia adotar como lema, fazendo coro com os alunos: "- Que peste é a tal Gramática!". Já depois de ler a "Aritmética da Emília", o jovem leitor lamentará que Lobato não tenha entrado na Álgebra e na Geometria, nas expressões, nas equações de todos os graus, nas seqüências e nas funções - para que o escritor lhe apresentasse alguns dos "bichos de sete cabeças" da Matemática com a mesma graça e eficácia com que iniciara os meninotes nas frações e nos números complexos. Também um iniciante na Física não pode se queixar, lendo a "História das invenções": são sugestivas as explicações sobre a operação das alavancas (que permitiu ao homem a construção das pirâmides), das roldanas, das dragas (com as quais se escavou o Canal do Panamá), dos guindastes, dos moinhos... Nesse mesmo livro, qualquer um admirará a facilidade com que se explica a formação e as propriedades do vidro, do carvão, do petróleo... Quanto ao petróleo, não custa lembrar que a campanha nacionalista de Lobato, que incluía a exploração estatal do "ouro negro" (como também a do ferro), custou-lhe seis meses de cadeia, em 1941, num período especialmente sombrio da história do nosso país e trágico da história universal. Em "O poço do Visconde", jorra o precioso óleo em pleno sítio, e não falta a chegada do técnico norte-americano para tentar tomar conta da situação e acabar escorraçado pelos indignados habitantes...
3. Em "A reforma da natureza", as experiências realizadas por Emília e pelo Visconde geram monstros: 1alteram o funcionamento de "Dona Pituitária" em insetos, que assim adquirem novas formas, proporções e propriedades, espantando os vizinhos e provocando em D. Benta uma verdadeira manifestação ecológica: "- Mas que absurdo, Emília, reformar a natureza! Quem somos nós para corrigir qualquer coisa que existe? E quando reformamos qualquer coisa, aparecem logo muitas conseqüências 2que não previmos. Tudo quanto existe levou milhões de anos a formar-se, a adaptar-se; e se está no ponto em que está, existem mil razões para isso." Que diria hoje D. Benta acerca da clonagem e dos transgênicos?
4. As adaptações que faz Lobato de obras ficcionais ou a recuperação de fatos históricos são também notáveis: seu "D. Quixote" é alegre e comovente, seu "Hans Staden" introduz o leitor num capítulo importante de nossa história colonial, nem falta a apresentação de personagens como Marco Polo, Bolívar e Lincoln, conhecido por suas frases lapidares. O que espanta nessa pluralidade é que nada surge como aleatório, tudo parece fazer parte de uma didática natural, proveitosa e sempre polemizada pela palpiteira Emília.
5. O leitor que percorra essa obra notará, em muitos pontos, o quanto ela tem de orgânico. Se num livro o autor se referia, por exemplo à máquina a vapor, em outro esse invento vem associado ao carvão-de-pedra que, "mais o ferro, foi o que deu a vitória aos ingleses. Sem isso, a Inglaterra seria um quase nada, como o fora antes da invenção de Watt".
6. Ao instalar suas criaturas numa base rural, dispondo-se a dali falar de tudo e a contar qualquer história (numa linguagem ao mesmo tempo exata, imaginativa e fluente, sem concessões à famigerada "literatura infantil"), Lobato parece ter querido reunir a beleza natural do primitivo ao encantamento pelo enciclopédico. De certa forma, reuniu a seu modo as realidades de um país ainda arcaico e já moderno, contradição nossa até hoje. Soube admirar tanto a mangueira frondosa quanto a técnica fecunda; se vivesse nos dias de hoje, provavelmente estaria batalhando pelo desenvolvimento sustentável.
7. Sempre haverá a curiosidade nossa de saber o que Emília pensaria hoje da globalização, da difusão de novas seitas, dos conflitos religiosos, das ações terroristas... . Se nada mais sobrasse da obra de Lobato, essa vivíssima boneca de pano expressaria sempre um fundamento de malandragem, humor e vivacidade crítica - combinação que, dizem alguns, resume algo de nosso "temperamento", forjado no caldeirão de raças e culturas de que procedemos.
(Eurípides de Souza e Passos, inédito)
v 1. ... se (Lobato) vivesse nos dias de hoje, provavelmente, estaria batalhando pelo desenvolvimento sustentável, que pode ser entendido como

a) aquele que atende às necessidades de recursos naturais do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
b) sinônimo de política desenvolvimentista, defendido principalmente pelos países em desenvolvimento como forma de superar as desigualdades econômicas e sociais.
c) uma tese apresentada e defendida pelas nações mais ricas que se comprometem a auxiliar os países pobres a se industrializar de forma rápida e autônoma.
d) um conjunto de técnicas industriais e agrícolas capaz de prover verdadeiras revoluções econômicas nos países que o implantarem.
e) uma generalização de hábitos de consumo entre a população de média e baixa renda, de modo que esta possa melhorar o padrão de vida.

resposta:A



(Ufmt) A floresta amazônica caracteriza-se pela presença de árvores exuberantes que servem de abrigo e fonte de alimentos a inúmeros animais, tanto vertebrados quanto invertebrados. Sobre as conseqüências da derrubada desta floresta, julgue os itens.
( ) O solo a médio prazo se torna empobrecido, pois os nutrientes acumulados nas camadas superficiais do solo são lixiviados.
( ) A destruição do habitat pode levar à redução da biodiversidade animal.
( ) O solo extremamente fértil da região garante por longo período de tempo uma alta produtividade agrícola.

resposta:V V F



(Ufmt) O século 20 foi marcado pelos avanços tecnológicos, mudanças no comportamento social e o surgimento e o alastramento de várias doenças. Diante do exposto e com base em seus conhecimentos, julgue os itens.
( ) Os grandes aglomerados humanos contribuíram para o avanço de novas doenças.
( ) O desmatamento de áreas naturais pode trazer à tona microorganismos desconhecidos.
( ) Os avanços tecnológicos possibilitaram também o aumento na incidência de diversos tipos de contaminação.
( ) A melhoria da qualidade de vida do homem, segundo o prêmio nobel de medicina Lederberg (Globo Ciência, 1993), também, paradoxalmente, pode tornar mais vulneráveis as defesas do organismo.

resposta:V V V V



(Ufrn) Caros candidatos;
Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente.
Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.
Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.
Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!

4. Ao enveredar por outro caminho, o grupo inesperadamente encontra uma extensa área em que a floresta foi derrubada e queimada. Indignado com tamanha agressão à natureza, Ribossomildo recita estes versos de Carlos Drummond de Andrade: De cada cem árvores antigas
Restam cinco testemunhas acusando
O incrível carrasco secular.
Restam cinco, não mais. Resta o fantasma
Da orgulhosa floresta primitiva.
In: "GLOBO CIÊNCIA", Ano 1 - Nº 1

Em seguida, Ribossomildo declara que essa devastação pode ocasionar o(a)
a) aumento da camada de húmus, ao longo do tempo, favorecendo a erosão.
b) lançamento, na atmosfera, de gases tóxicos, como o clorofluorcarbono (CFC).
c) formação de ácido sulfúrico que, na atmosfera, reage com oxigênio causando chuva ácida.
d) redução da infiltração de água no solo e da quantidade de nutrientes devido às enxurradas.

resposta:D



(Uerj) Maior floresta equatorial do planeta, com reflexos no meio ambiente mundial, a Amazônia registra grande número de raios, que caem a menos de 15km do solo e têm efeito destrutivo na camada de ozônio. ("Jornal do Brasil", 14/07/99)

A camada de ozônio da atmosfera é importante para o meio ambiente porque:
a) fornece oxigênio, reduzindo a respiração vegetal
b) reage com ácido sulfúrico, formando a chuva ácida
c) bloqueia a radiação ultravioleta, protegendo os tecidos animais
d) facilita a passagem da radiação infravermelha, diminuindo a ocorrência de mutagênese

resposta:C



(Unb) Algumas pesquisas estimam que, somente na Amazônia, encontram-se cerca de 30% de todo o estoque genético do planeta. Entretanto, essa riqueza está sendo rapidamente destruída pelo desmatamento para a extração de madeira e a exploração agrícola e pecuária. Os pequenos agricultores são responsáveis por 30% do total do desmatamento observado na região. Como mudam freqüentemente de local, observa-se nas áreas que abandonam, o aparecimento de florestas secundárias. Com o auxílio do texto, julgue os seguintes itens. (1) A transformação de florestas em áreas agrícolas e em pastagens afeta a vegetação e as espécies animais que dependem da floresta para abrigo e alimentação.
(2) Fatores como tolerância ao fogo, peso das sementes e dispersão destas por animais podem afetar o renascimento diferencial de espécies vegetais da floresta.
(3) É correto atribuir aos pequenos agricultores os principais problemas da Amazônia.
(4) O aparecimento de florestas secundárias aumenta o efeito estufa.
(5) Medidas como a regulamentação da exploração de madeira e a desapropriação de áreas de interesse florestal representariam algumas ações eficientes na proteção da floresta amazônica.


resposta:Itens corretos: 1, 2 e 5
Itens errados: 3 e 4



(Uepg) A água para o nosso consumo está se tomando cada vez mais escassa. É o que discutiu em Haia o Fórum Mundial da Água. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.
01) A capacidade dos reservatórios de água diminui progressivamente por causa da sedimentação.
02) A maior parte dos habitantes do planeta carece de água potável.
04) Milhões de seres humanos morrem anualmente por doenças relacionadas com a água.
08) A maior parte da água do planeta é salgada e imprópria para consumo.
16) A superexploração das águas subterrâneas constitui ameaça à sobrevivência alimentar de muitas regiões, entre elas o México e a China.


resposta:29



(Ufg) "Caça, ninguém não pegava caça mais, nem algum tatu-galinha aparecia! e por causa de Maanape ter matado um boto..." ("Macunaíma", Mário de Andrade)
Apesar de conter um sentido mitológicos (a caça não aparecia pelo fato de "Maanape ter matado um boto"), a frase sugere uma atividade humana (a caça) que pode interferir na interdependência dos seres vivos em um meio ambiente.
Considerando esse aspecto da biocenose,

a) cite dois efeitos negativos da caça e dois da pesca indiscriminadas para o meio ambiente.
b) Esquematize uma teia alimentar na qual apareçam o tatu-galinha e o boto.

resposta:
a) Tanto a caça como a pesca indiscriminados comprometem o equilíbrio ecológico, bem como a disponibilidade futura de alimento para a humanidade.
b) Observe a teia alimentar adiante:





(Ufsm) Na região da Quarta Colônia Italiana, no estado do RS, encontram-se fragmentos de mata atlântica, o que levou essa região a ser incorporada à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO em 1993. A importância dessa Reserva reside na grande biodiversidade presente e no impedimento de sua extinção. Qual dos conceitos ecológicos a seguir abrange mais elementos da biodiversidade?
a) Espécie.
b) População.
c) Nicho.
d) Comunidade.
e) Habitat.

resposta:D



(Puc) Um dos principais temas discutidos em conferências e seminários mundiais sobre Meio Ambiente é a destruição da biodiversidade do nosso planeta.

Sobre este tema, é INCORRETO afirmar:
a) Ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total.
b) O desmatamento das florestas tropicais causa não somente a destruição desse ecossistema, também causa grande perda da biodiversidade do planeta.
c) A criação de áreas protegidas como parques e reservas é uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade.
d) Além da riqueza de espécies ser fonte potencial de produtos que podem ajudar a espécie humana, a diversidade é importante também para garantir a estabilidade do planeta.
e) Projetos de reflorestamento com poucas espécies de árvores são inúteis para a recomposição do equilíbrio original do meio ambiente.

resposta:A



(Ufmg) A recuperação de áreas verdes e a sua expansão com plantio de espécies nativas são práticas utilizadas em regiões industrializadas e/ou urbanizadas. Todas as alternativas apresentam objetivos dessa prática, EXCETO:
a) Aumentar a taxa de oxigênio na atmosfera.
b) Controlar a erosão.
c) Melhorar as condições micro-climáticas.
d) Reduzir a propagação de ruídos.
e) Restaurar o equilíbrio da fauna e flora locais.

resposta:C



(Fgv) Reagindo aos "pichadores" a população paulistana passou a proteger os muros e paredes, ornando-os com trepadeiras ou renques de plantas. Assinale as afirmações corretas: I. A citada reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas promovem o enriquecimento do ar, em termos de oxigênio.
II. A citada reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas também atuam como retentores de poeira e demais partículas em suspensão.
III. A citada reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas amenizam os picos de calor, especialmente mediante a transferência de água do subsolo para a atmosfera e absorção de energia solar para seu crescimento.
IV. A citada reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas dissipam ruídos.
V. A reação contribui para a melhoria ambiental, pois as plantas contribuem para a sustentação das cadeias ecológicas debilitadas pela intensa urbanização, particularmente as que envolvem pássaros.

A alternativa que contém maior número de afirmações corretas é:
a) I.
b) I, II, III, IV e V.
c) III, IV e V.
d) II, III, IV e V.
e) I e II.

resposta:B



(Ufrs) As espécies mais vulneráveis ao processo de extinção causada por atividades humanas são aquelas que
a) apresentam nichos amplos.
b) apresentam altas taxas de crescimento populacional.
c) são predadas por outras espécies.
d) apresentam uma alta especificidade alimentar.
e) são capazes de se dispersar com facilidade.

resposta:D



(Ufmg) No Brasil, tem-se investido muito na construção de usinas hidrelétricas para obtenção de energia, o que implica o represamento de cursos d'água. Essa prática pode resultar em alguns problemas ambientais. As alternativas a seguir são exemplos desses problemas, EXCETO
a) empobrecimento dos solos.
b) diminuição das áreas de terras cultiváveis.
c) expansão de habitats de alguns vetores de

resposta:A







próxima »