Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Tópicos de Fisiologia

(Ufrj) O diagrama a seguir mostra como se passa a absorção de glicose e de Na+ numa célula do epitélio intestinal. As células possuem um transportador que liga-se simultaneamente a estes solutos e os transfere para o citoplasma. Em seguida, a membrana plasmática, que contém bombas de sódio (enzima Na+K+ATPase), ativamente transporta o Na+ para o sangue.

Em casos severos de desidratação, como por exemplo no cólera, ocorre tanto a perda de água quanto a de Na+.
Examinando o diagrama, explique por que, nesses casos, a reposição de água é feita com mistura de açúcar e sal, ao invés de água pura.

resposta:Na desidratação severa, a hidratação com água contendo sal e açúcar tem a finalidade de repor o sódio (Na+) perdido e fornecer glicose como combustível extra já que a absorção desse ion consome energia.



(Udesc) A famosa gordura localizada é uma das principais razões que leva as pessoas para academias de ginástica. Ela é formada por camadas de tecido adiposo, que se desenvolve em certos locais do corpo (quadris, abdômen, etc.) de maneira acentuada. Contudo, todo o nosso corpo é envolvido, mais ou menos, por uma camada de gordura que fica abaixo da pele. Com base nessa afirmativa, RESPONDA:
a) Como são denominadas as células desse tecido e qual a substância orgânica que armazenam?
b) A presença desse tecido é importante para o metabolismo do organismo. COMENTE sobre uma função da camada tecido adiposo existente em nosso corpo.

resposta:
a) adipócitos - lipídios
b) homeotermia e reserva energética.



(Fuvest) Em um ambiente com temperatura mantida constante em 18°C, qual dos animais a seguir necessitará maior consumo de alimento em relação ao tamanho de seu corpo?
a) Sapo.
b) Jacaré.
c) Sabiá.
d) Tubarão.
e) Jararaca.

resposta:C



(Fatec) Todos os seres vivos mantêm um ambiente interno estável, mesmo quando as condições ambientais externas apresentarem variações. Essa estabilidade, denominada _____I_____, é garantida por um conjunto de reações químicas ordenadas, que constituem o _____II_____. Assim, cada ser vivo mantém a sua própria vida e, através do processo de _____III_____, garante a sobrevivência de sua espécie. Assinale a alternativa que contém os termos que preencham, corretamente, as lacunas I, II e III.
a) I = metabolismo; II = homeostase; III = reprodução
b) I = metabolismo; II = reação a estímulos do ambiente; III = reprodução
c) I = reação a estímulos do ambiente; II = reprodução; III = adaptação
d) I = homeostase; II = metabolismo; III = reprodução
e) I = homeostase; II = reprodução; III = adaptação

resposta:D



(Cesgranrio) As brânquias em peixes ósseos marinhos, além da função respiratória, têm papel excretor e osmorregulador. A respeito das adaptações de peixes ósseos marinhos ao meio em que vivem, podemos afirmar que:
a) bebem água salgada, que é absorvida no intestino, e eliminam o excesso de sais pelas brânquias.
b) eliminam, pelas brânquias, grandes quantidades de água e o excesso de sais.
c) absorvem água salgada pelas brânquias e eliminam o excesso de sais por essas estruturas.
d) acumulam altas taxas de uréia no sangue e a eliminam gradativamente pelas brânquias.
e) eliminam grandes quantidades de água pelo intestino e eliminam o excesso de sais pelas brânquias.

resposta:A



(Cesgranrio) As afirmativas a seguir são relacionadas aos mecanismos termorreguladores presentes em seres homeotérmicos:

I - A manutenção da temperatura corpórea é importante, porque a hipotermia e a hipertermia causam avarias no funcionamento enzimático.
II - Em baixas temperaturas ambientais, a vasodilatação periférica diminui o fluxo sanguíneo, implicando o aquecimento das partes externas do corpo, que passam calor para os tecidos internos.
III - Em altas temperaturas ambientais, um fator básico de regulação é a sudorese, pois a água do suor evapora, retirando calor da pele, o que não permite que a temperatura do corpo se eleve muito.

Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I,
b) Apenas I e I;
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

resposta:C



(Ufrs) Qual das seguintes alternativas apresenta apenas animais homeotérmicos?
a) Tucano, jacaré, jararaca.
b) Peru, capivara, tamanduá.
c) Lagartixa, morcego, tatu.
d) Perereca, sabiá, tartaruga.
e) Peixe-boi, coelho, camaleão.

resposta:B



(Pucmg) A vantagem dos animais homeotermos em relação aos pecilotermos está em que os primeiros:
a) mantêm temperaturas sempre mais baixas que aquelas temperatura do meio.
b) mantêm temperaturas sempre mais altas que aquelas temperatura do meio.
c) podem variar sua temperatura corporal de acordo com a necessidade.
d) mantêm a temperatura do corpo constante, favorecendo o metabolismo.
e) quando as temperaturas são muito baixas, elevam a temperatura corporal.

resposta:D



(Ufmg) As aves não possuem glândulas sudoríparas e mantêm a temperatura do corpo constante. A estratégia adaptativa utilizada por esses animais, quando a temperatura ambiente está muito alta, é o aumento de
a) perda de água na expiração.
b) metabolismo de carboidratos.
c) quantidade de gás carbônico no sangue.
d) consumo de oxigênio.

resposta:A



(Ufrj) A tabela a seguir mostra o consumo de O2 de um certo animal em diferentes temperaturas ambientes:


Esse animal é endotérmico (homeotérmico) ou ectotérmico (pecilotérmico)? Justifique sua resposta com base nos dados da tabela.

resposta:O animal é endotérmico. A tabela mostra que em temperaturas mais baixas o consumo de oxigênio é maior do que em temperaturas mais altas. Logo, houve aumento da taxa de metabolismo, liberando mais energia e calor para compensar a perda para o ambiente. Os animais ectotérmicos não regulam sua temperatura interna.



(Unb) A adaptação dos animais a diversos ambientes fez com eles lançassem mão de diferentes mecanismos fisiológicos como modos de aproveitamento de energia. Em relação à fisiologia animal, julgue os itens que se seguem.

(0) Nas aves e nos mamíferos, as gorduras funcionam como isolamento térmico, impedindo a perda de calor pela pele.
(1) Um dos fatores que garantem a sobrevivência dos répteis em ambientes desérticos, onde o alimento é escasso, é que eles utilizam a energia solar para o aquecimento do corpo.
(2) As funções desempenhadas pelos sistemas digestivo, muscular e excretor, no homem, são exercidas, na ameba, pelo vacúolo digestivo, pelo vacúolo contrátil e pelos pseudópodes, respectivamente.
(3) A taxa metabólica dos animais homeotermos é diretamente proporcional à sua massa corporal.

resposta:Itens corretos: 0 e 1
Itens errados: 2 e 3



(Ufrj) Numa sauna é possível aumentar a umidade do ambiente simplesmente atirando água numa superfície aquecida (pedras, por exemplo). Quando isso ocorre, a temperatura da superfície corporal aumenta imediatamente. Por que ocorre esse aumento?

resposta:Quando aumenta a umidade do ambiente, o suor na superfície da pele não evapora, o que elimina uma forma importante de refrigeração superficial.



(Ufrs) Durante o verão, deparamo-nos com temperaturas ambientais muito elevadas, que provocam elevação da temperatura corporal, desencadeando respostas reguladoras. Escolha, entre as alternativas a seguir, a que apresenta o conjunto correto de respostas reguladoras desencadeadas pela elevação da temperatura corporal.
a) Aumento da pressão arterial e sudorese
b) Constrição das arteríolas da pele e tremores
c) Dilatação das arteríolas da pele e sudorese
d) Arritmia cardíaca e tremores
e) Diminuição da pressão arterial e tremores

resposta:C



(Ufmg) Um homem, submetido a aquecimento prévio de 45°C, ingere gelo picado, em intervalos regulares. Os gráficos relacionam a temperatura da pele, a temperatura interna e a sudorese nesse homem, nas condições dadas. Com base nos dados desses gráficos, é CORRETO afirmar que
a) a elevação da sudorese provoca um resfriamento da pele.
b) a redução da temperatura interna provoca redução da temperatura da pele.
c) a redução da temperatura interna ocorre simultaneamente com o aumento da taxa de sudorese.
d) o aumento da temperatura da pele ocorre no momento da ingestão do gelo.

resposta:A



(Unb) O gráfico abaixo refere-se à relação entre a temperatura corporal de dois grupos de animais e a temperatura do ambiente. Com o auxílio do gráfico, julgue os itens seguintes. (1) Algumas ordens de animais que fazem parte do grupo I apresentam fecundação externa. (2) Do ponto de vista evolutivo, os animais do grupo II são inferiores aos do grupo I. (3) Animais do grupo II podem possuir o corpo coberto de escamas ou de penas. (4) No coração de animais do grupo I, ocorre mistura de sangue rico em O2 e rico em CO2.

resposta:F V F F



(Uel) O gráfico a seguir mostra o consumo de oxigênio de certos animais em função da temperatura ambiente. Exemplos de animais que apresentam curvas como a do gráfico são:
a) cavalo, sapo e papagaio.
b) baleia, onça e pintassilgo.
c) sapo, rã e tartaruga.
d) jacaré, pardal e anta.
e) cachorro, cascavel e canário.

resposta:C



(Unesp) No interior do Estado do Mato Grosso, um pescador, após comer um sanduíche, entrou nas águas de um rio a fim de se refrescar. Não muito distante do local, um jacaré, após abundante refeição, à base de peixes e aves da região, repousava sobre as areias da margem do rio. Considerando-se que as temperaturas da água do rio e da areia eram, respectivamente, de 18°C e 45°C e que as enzimas digestivas do homem e do jacaré têm sua temperatura ótima entre 35°C e 40°C, deseja-se saber:
a) se o jacaré teria alguma dificuldade na digestão do alimento se permanecesse no rio após a sua refeição. Justifique.
b) para o pescador, qual seria o local mais apropriado para realizar a digestão do sanduíche, no rio ou às suas margens? Por quê?

resposta:
a) Sendo o jacaré um animal heterotérmico, sua temperatura se iguala à da água dificultando a atividade enzimática durante a digestão.
b) Para o homem qualquer lugar seria adequado para a digestão. Sendo organismo homeotérmico a temperatura de seu corpo permanece estável, apesar das variações ambientais.



(Ufrj) As duas curvas do gráfico abaixo representam um experimento relacionando a taxa metabólica de dois animais de espécies diferentes (animal A e animal
B) com a temperatura ambiente. A taxa metabólica foi determinada pelo consumo de oxigênio. Qual das curvas (A ou
B) pode ser associada ao animal endotérmico e qual corresponde ao animal ectotérmico. Justifique suas respostas.

resposta:As curva B corresponde ao animal endotérmico, que possui sistemas de regulação da termogênese, nos quais à medida em que a temperatura ambiente sobe, diminui o consumo de oxigênio. Já o animal ectotérmico é representado pela curva A, onde a taxa metabólica é diretamente proporcional à temperatura ambiente.



(Ufmg) Observe esta figura, em que está representada a longevidade média de vários animais:


Os animais de vida curta diferem dos de vida longa por todas as seguintes características, EXCETO
a) Maior número de indivíduos nas populações
b) Menor número de células
c) Menor taxa metabólica
d) Menor tempo de gestação

resposta:C







« anterior | próxima »