Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Uft

(Uft-2008) As ilhas de calor, repercussões locais do aquecimento global, têm sido foco de inúmeras investigações no mundo inteiro, tendo em vista que as cidades são mais quentes que seus arredores, com maiores amplitudes após o pôr-do-sol e no inverno com isotermas ao redor dos centros. Entre as suas conseqüências estão: o surgimento de uma circulação peculiar, maior demanda de material particulado e alterações na umidade, nebulosidade e precipitações.
Com base no texto é CORRETO afirmar que não são implicações advindas do aquecimento global:
a) Menor demanda de calefação em áreas mais frias e maior necessidade de refrigeração em centros urbanos tropicais.
b) Ocorrência de violentos terremotos e ativação de vulcões adormecidos.
c) Proliferação de espécies vegetais e animais mais adaptadas a esse ambiente e alteração no período de florescimento de várias espécies vegetais.
d) Ocorrência de chuvas ácidas a partir de reações químicas de alguns poluentes e aumento de doenças respiratórias.

resposta:[B]



(Uft-2008) Dentre vários aspectos, pode-se dizer que a urbanização brasileira ocorreu em níveis de intensidade e rapidez significativos, que se diferenciam regionalmente.
Quanto ao processo de urbanização no Brasil é CORRETO afirmar que:
a) No Nordeste a rede urbana apresenta maior densidade na zona litorânea.
b) A cidade de São Paulo sempre comandou a rede urbana brasileira.
c) A megalópole brasileira é constituída por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
d) A porção centro-ocidental do país iniciou os primeiros passos de uma acelerada urbanização, inclusive com grande densidade demográfica.

resposta:[A]



(Uft-2008) Os fatores básicos que diferenciam os cerrados das caatingas estão relacionados com a posição e o volume da água existente logo abaixo da superfície durante a estação seca. Nesses ambientes o lençol d água fica abaixo do nível dos talvegues, entretanto, no cerrado existe água permanentemente disponível para vegetais de raízes longas e pivotantes.
(imagem abaixo)

Com base no texto e na figura é CORRETO afirmar que:
a) É nos suportes ecológicos da dinâmica das águas superficiais que reside a grande diferença entre os ecossistemas cerrado e caatinga.
b) É nos suportes ecológicos da dinâmica geológica que reside a grande diferença entre os ecossistemas cerrado e caatinga.
c) É nos suportes ecológicos da dinâmica dos lençóis d água subsuperficiais que reside a grande diferença entre os ecossistemas cerrado e caatinga.
d) É nos suportes ecológicos da dinâmica geomorfológica que reside a grande diferença entre os ecossistemas cerrado e caatinga.

Vegetação Brasil

resposta:[C]



(Uft-2008) Palmas, a última cidade brasileira planejada do século XX, contraditoriamente, apresenta em seu espaço aspectos da modernidade urbana e fortes indícios de segregação sócio-espaciais. Observando o texto acima é CORRETO afirmar que esses fenômenos urbanos em Palmas são visíveis através:
a) Da existência de um grande lago em seu perímetro urbano, oferecendo possibilidades de exploração econômica e de sua função específica de cidade administrativa.
b) Do moderno traçado de suas grandes avenidas e do crescente conforto ambiental impregnado em sua malha urbana.
c) De seu projeto paisagístico (Plano Diretor) e de suas áreas de preservação ambiental (Parque Cesamar e Serra do Lajeado).
d) Da exuberância monumental de seu conjunto arquitetônico e das diferentes relações sociais entre o centro e as periferias da cidade.

resposta:[D]



(Uft-2008) Analise a figura a seguir
(imagem abaixo)

Tomando-se como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que:
a) Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior é a riqueza de detalhes.
b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior riqueza de detalhes.
c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes.
d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes.

Cartografia Brasil

resposta:[A]



(Uft-2008) A modernização na agricultura tem estreitado as diferenças entre o campo e a cidade no Brasil. Tomando como exemplo os bóias-frias em São Paulo e as manifestações, do MST nas principais cidades de todas as regiões do país, desse modo é INCORRETA a compreensão de que:
a) Há um "novo" rural no Brasil.
b) As lutas dos movimentos sociais no campo, a partir da Nova República, têm se constituído como relações arcaicas de produção e estão percorrendo o caminho inverso ao desenvolvimento da agricultura moderna brasileira.
c) O governo federal não consegue avançar nas realizações de políticas públicas em favor dos pequenos agricultores.
d) O espaço urbano se transforma em lugar de visibilidade para as lutas dos camponeses pela reforma agrária.

resposta:[B]



(Uft-2008) Os conflitos mundiais da atualidade ocorrem, também, em função do domínio dos fluxos do comércio internacional, onde o intercâmbio entre países do capitalismo central e periférico são extremamente desiguais.
Tomando por base o texto é INCORRETO afirmar que:
a) A formação dos blocos econômicos mundiais não proporcionou um crescimento eqüitativo para todos os países membros.
b) A divisão internacional do trabalho influencia no intercâmbio do comércio mundial.
c) Os países do capitalismo central estabelecem trocas desiguais com o mundo periférico, principalmente, pelo domínio científico-tecnológico.
d) Os centros de poder, que compõem a nova ordem mundial, possuem um ator hegemônico, qual seja: os Estados Unidos, que controlam e comandam todos os demais países, evidenciando a monopolaridade da nova ordem mundial.

resposta:[D]







próxima »