Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de história

Origem: Unb

(Unb-1997) Nada possui tanta força como o progresso de um regime municipal, cuja tendência, triunfante aliás, para a uniformidade, deve-se à generalização do ideal por ele representado e ao prêmio de que dispõe o Imperador de conferir o direito de cidade. Julgue os itens que se seguem, relativos à história do Alto Império Romano.

(1) A ordem senatorial apresentou, em número crescente, membros saídos das elites provinciais.
(2) A construção, a multiplicação e o embelezamento das cidades, o desenvolvimento de uma elite abastada, que tinha gosto pelo luxo e pela cultura intelectual, constituíam uma tendência que já começara a se desenvolver com os reinos helenísticos.
(3) O edito de Caracala, do início do século III, conteve os progressos do "regime municipal" e do "direito de cidade", alcançados durante os dois primeiros séculos do Império.
(4) Apesar de o "direito de cidade" ter sido oferecido aos povos das províncias orientais, seus deuses mantiveram-se isolados da religião romana imperial.

resposta:V V F F



(Unb-1997) "O desenvolvimento da ideologia da Paz de Deus caminhou de mãos dadas com as últimas fases da feudalização. Foi pela primeira vez expressa pouco antes do ano mil, no sul da Gália, região em que se deu primeiro o colapso da autoridade real. Lentamente, esta idéia foi ganhando certa consistência e espalhando-se por toda a cristandade." (G. Duby, GUERREIROS E CAMPONESES.) Julgue os itens a seguir, relativos ao contexto histórico abordado pelo texto de Duby.

(1) A defesa da terra, função primeira da realeza, estava se transferindo para as mãos de príncipes e bispos, sob a justificativa da permissão divina.
(2) A "Paz de Deus" estimulou o espírito de cruzada, afastando as forças agressivas internas à sociedade feudal, por meio do deslocamento dos homens de guerra para tarefas contra os infiéis das regiões fronteiriças.
(3) A ética da "Paz de Deus", ao condenar a violência da pilhagem, legitimou, por outro lado, a exploração senhorial, apresentada como preço a ser pago pela segurança oferecida pelo novo regime.
(4) A chamada ideologia das três ordens contradizia claramente a ética da "Paz de Deus", ao retirar do mundo cristão medieval qualquer função definida para a aristocracia.

resposta:V V V F



(Unb-1997) "A consciência da oposição entre coisas antigas e modernas , e com ela a formação de um conceito de modernidade, surgiu durante o Renascimento, no século XVI. À visão religiosa de mundo da nobreza e do clero, difundida na Idade Média, começa a contrapor-se outra visão, a burguesa. Tal mudança coloca o homem no centro do universo (conceito antropocêntrico), abrindo novas perspectivas ao pensamento político e religioso, assim como ao desenvolvimento das ciências." (Carlos G. Mota, HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA.) No que se refere ao Renascimento, julgue os seguintes itens.

(1) Processo de renovação cultural, o Renascimento refletia o gradativo crescimento da burguesia, da vida urbana e das atividades mercantis, em marcha desde a Baixa Idade Média.
(2) O racionalismo, uma das características centrais do movimento renascentista, estimulou o nascimento da ciência moderna, ao incentivar a pesquisa objetiva e o método experimental.
(3) A literatura renascentista de elevado senso crítico e comprometida com a elaboração de um novo conceito de vida e de homem também contribuiu para a consolidação dos novos idiomas nacionais, derivados do latim.
(4) No campo das artes, o Renascimento afastou-se do modelo clássico: as figuras humanas foram retratadas sem a preocupação com estudos anatômicos, técnicas de cores ou uso da perspectiva.

resposta:V V V F



(Unb-1997) A Reforma Protestante rompeu a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na igreja Católica, a chamada Contra-Reforma. A esse respeito, julgue os itens adiante.

(1) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas na sociedade.
(2) As idéias de Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.
(3) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.
(4) A Contra-Reforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono das práticas de censura.

resposta:V V V F



(Unb-1997) No tocante às transformações verificadas no Brasil durante a crise do sistema colonial, julgue os itens seguintes.

(1) As críticas ao absolutismo feitas na Europa assumiram, no Brasil, o sentido de críticas ao sistema colonial.
(2) Em princípio, a Coroa funcionava como mediadora dos conflitos entre seus súditos, como no caso das divergências entre os produtores no Brasil e os comerciantes de Portugal.
(3) Chegando ao Brasil, uma das primeiras medidas tomadas por D. João foi a abertura dos portos brasileiros ao comércio direto estrangeiro.
(4) A invasão francesa na Península Ibérica e a transferência da corte portuguesa para o Brasil pouco modificaram as relações entre metrópole e colônia.

resposta:V V V F



(Unb-1997) "A série de agitações e movimentos revolucionários que caracterizam a sociedade européia após 1815 está ligada à insatisfação burguesa ante o estatuto político e social fixado em 1815 pelas forças conservadoras, insatisfação essa que nada mais é que a tradução, no plano social e ideológico, dos antagonismos suscitados pelo rápido desenvolvimento da produção capitalista industrial". (J. Falcon e G. Moura, A FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.) Com o auxílio do texto, julgue os itens a seguir, relativos à evolução política ocidental nas primeiras décadas do século XIX.

(1) O Congresso de Viena (1814-1815) defendeu o retorno à ordem anterior à Revolução Francesa e ao período napoleônico, restaurando as antigas fronteiras européias e preservando os sistemas coloniais.
(2) Sob a inspiração de Metternich, chanceler austríaco, o Congresso de Viena consagrou o sistema europeu das grandes potências, autêntica barreira conservadora em torno da França.
(3) A Santa Aliança, nascida no Congresso de Viena, obteve êxito em sua tentativa de impedir as independências latino-americanas e as revoluções liberais na Europa.
(4) Fazendo um jogo de dupla face, a Inglaterra foi conservadora na Europa e liberal em relação às colônias latino-americanas que buscavam sua independência.

resposta:V V F V



(Unb-1997) "Criamos o nosso mito. O mito é uma fé, é uma paixão. Não é preciso que seja uma realidade. (...) O nosso mito é a nação, o nosso mito é a grandeza da nação". (Benito Mussolini, ÓPERA OMNIA.) Com referência às idéias e às práticas fascistas, julgue os itens seguintes.

(1) O nacionalismo fascista foi essencialmente conservador e agressivo, o que acabou por justificar sua política de expansão imperialista.
(2) Os regimes fascistas defendiam o primado da ação, assentada na férrea disciplina e na total obediência ao comando do Estado: crer, obedecer, combater.
(3) "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado", lema mussoliniano, traduz uma concepção totalitária da História que se manteve restrita à Itália.
(4) As doutrinas totalitárias influenciaram movimentos como os liderados por Oliveira Salazar (Portugal) e por Francisco Franco (Espanha), além da Ação Integralista Brasileira, que teve em Plínio Salgado seu fundador e figura de maior expressão.

resposta:V V F V



(Unb-1997) A Monarquia viu solapadas, no decorrer dos anos, as suas bases sociais e caiu de maneira inglória, colhendo pouco menos que uma indiferença geral. Embora os republicanos ideológicos não fossem numerosos em 1889, a confiança na Monarquia tinha descido a níveis mínimos. Além disso, mesmo não sendo a maioria, os republicanos eram organizados e ativos e sabiam o que queriam. A respeito da queda do Império no Brasil, julgue os itens a seguir.

(1) A crise do Império ocorreu em momento de grande popularidade do sistema monárquico no Brasil.
(2) O Segundo Reinado ruiu em virtude dos desgastes intrínsecos do próprio sistema de poder.
(3) Com o golpe republicano de 1889, o povo teve acesso a grande participação na vida pública.
(4) O nascimento da República está associado ao conjunto das transformações estruturais ocorridas no Brasil, na segunda metade do século XIX.

resposta:F V F V



(Unb-1997) A respeito dos processos de crise e de ruptura na produção cultural, intelectual, artística e esportiva brasileira no presente século, julgue os itens que se seguem.

(1) O Teatro de Arena, fundado na década de cinqüenta, foi marcado pela falta de engajamento e pelo direitismo político.
(2) A chamada música popular brasileira (MPB) nasceu do berço folgado da malandragem, do espaço irregular e da relativa flexibilidade social nas cidades.
(3) A Cinédia, a Atlântida e a Vera Cruz foram exemplos da efervescência do cinema brasileiro dos anos trinta aos anos cinqüenta.
(4) O futebol, que chegou ao final do século XX como um esporte de massa, era, nas primeiras décadas do século, apenas um esporte de elite.

resposta:F V V V



(Unb-1997) Julgue os itens seguintes, relativos à nova realidade mundial surgida com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

(1) A ação da ONU - voltada principalmente para o desarmamento, a paz e os direitos humanos - passou ao largo da Guerra Fria, de modo que o antagonismo americano-soviético foi incapaz de prejudicá-la.
(2) Buscando a reformulação do sistema internacional, a Conferência de Bandung (1955) abriu espaço para as propostas terceiro-mundistas e não-alinhadas, defendendo as teses de autodeterminação nacional e de luta anti-imperialista.
(3) O movimento de desobediência civil liderado por Gandhi, identificado pela não-cooperação e pela utilização de meios pacíficos, foi decisivo para a independência da Índia em relação à dominação britânica.
(4) No Brasil, a queda do Estado Novo de Vargas pode ser atribuída à participação brasileira na Segunda Guerra, ao lado das tropas derrotadas do Eixo.

resposta:F V V F



(Unb-1997) "A vulnerabilidade da economia brasileira e o caráter perverso da dívida externa mostram o paradoxo da tragédia desenvolvimentista do Brasil. Arquitetada para aumentar a autonomia do Brasil no sistema internacional, a lógica do crescimento pela via do endividamento aumentara a própria dependência internacional do Brasil." (José Flávio Sombra Saraiva, O LUGAR DA ÁFRICA.) Com o auxílio do texto, que se refere à crise do modelo econômico do nacional-desenvolvimentismo nos anos setenta e oitenta, julgue os itens adiante.

(1) O relevante comércio externo do Brasil, que ajudara a diversificar a ação internacional do país, teve seus ganhos debitados na conta do balanço de pagamentos.
(2) Os credores internacionais exigiam maior saldo na balança comercial do Brasil justamente para o pagamento da dívida.
(3) O chamado milagre econômico trouxe consigo a maior distribuição de renda da história brasileira.
(4) As crises internacionais dos anos setenta, como a alta do preço do petróleo e a elevação das taxas de juros internacionais, foram irrelevantes para a crise do modelo econômico brasileiro.

resposta:V V F F



(Unb-1997) Em dezembro de 1996, o Peru ocupou as primeiras páginas dos maiores jornais do mundo, após um grupo de guerrilheiros invadir a residência do embaixador japonês em Lima e fazer vários reféns. A respeito de alguns aspectos da história desse país latino-americano, julgue os itens a seguir.

(1) Sua população é de maioria branca, sendo minoria os mestiços e os índios de origem inca.
(2) Nos anos 80 e 90, disputando o mercado de soluções radicais, destacaram-se dois grupos guerrilheiros: o Sendero Luminoso e o Movimento Revolucionário Tupac Amaru.
(3) A gestão do presidente Alberto Fujimori, por suas características fortemente democráticas, acabou por oferecer demasiada liberdade aos grupos radicais de esquerda.
(4) Entre as realizações de Fujimori, estão o controle da inflação elevada e sua reeleição para um novo mandato presidencial.

resposta:F V F V



(Unb-1997) Julgue os seguintes itens, relativos às transformações políticas no Brasil atual.

(1) A possibilidade de reeleição para os cargos de Presidente da República, governadores e prefeitos é uma ruptura com a tradição republicana brasileira.
(2) Os partidos políticos, ao votarem a favor ou contra a emenda da reeleição, o fizeram em bloco e respeitaram a unidade partidária.
(3) As reformas debatidas e aprovadas no Congresso Nacional nos últimos meses modificaram vários artigos da Constituição vigente.
(4) Nos anos noventa, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a alterar a Constituição, a fim de garantir a possibilidade de reeleição para o presidente no exercício do cargo.
(5) A recente denúncia de venda de votos no Congresso Nacional, que resultou na renúncia de alguns senadores e deputados, está relacionada à tramitação do polêmico projeto de reforma administrativa proposto pelo Governo.

resposta:V F V F F



(Unb-1997) Leia o trecho adiante, extraído do poema de Tirteu (séc. VII a.C. - Esparta) chamado ARETÉ (excelência). "É um bem comum para a cidade e todo o povo / que um homem aguarde, de pés fincados, na primeira fila, / encarniçado e de todo esquecido da fuga vergonhosa, / expondo sua vida e ânimo sofredor, e, aproximando-se, inspire confiança com suas palavras ao que lhe fica ao lado. / Um homem assim distingue-se no combate. / Em breve derrota as falanges furiosas dos inimigos, / com seu ardor detém as vagas da batalha. / Se ele cair na primeira fila, perdendo a cara vida, / deu glória à cidade, ao povo e ao pai, / (...). O seu túmulo, os seus filhos serão notáveis entre os homens, bem como os filhos dos filhos, e toda a posteridade. / Jamais perecerá a sua nobre glória e o seu renome, / (...)". Com o auxílio do texto, julgue os itens seguintes, relativos à história da Grécia arcaica. (0) No momento de constituição da "polis", valores e poderes aristocráticos ainda se encontravam presentes na formação do homem grego.

(1) No séc. VII a.C. espartano, a antiga aristéia - combate singular entre dois guerreiros - já cede lugar às batalhas hoplíticas, em que o sucesso militar depende do desempenho coletivo da falange, dos "pés fincados, na primeira fila", do compromisso com o companheiro "que lhe fica ao lado".
(2) O atributo maior do herói homérico, a valentia, fundamental para a conquista da fama mantém-se e transforma-se no renome do soldado da "polis", que dá "glória à cidade, ao povo e ao pai".
(3) A definição do estatuto dos cidadãos como semelhantes e iguais, base para consolidação da "polis", contradiz as transformações militares que substituem o combate individual pelo soldado hoplita.

resposta:V V V F



(Unb-1997) A respeito de alguns aspectos políticos da civilização do ocidente medieval julgue os itens a seguir. (0) Apesar de fascinados pela idéia imperial romana, estranha a seus costumes, os bárbaros somente reuniram condições para concretizá-la no século VIII, por meio do reino franco e da figura de Carlos Magno.

(1) O fato de os francos terem sido os primeiros Germânicos a se converterem ao cristianismo, ponto de partida para os laços estreitos que estabeleceram com a Igreja nos anos setecentos, favoreceu o projeto unificador carolíngio.
(2) A máxima do cristianismo. que insistia em "dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César", manteve-se na Idade Média, pois nem monarcas nem papas confundiam as esferas do temporal e do espiritual.
(3) Uma das causas da emergência política de poderes particularistas (feudos) e nacionalistas (monarquias) deveu-se aos choques constantes, que passaram a ocorrer a partir do século VIII, entre os poderes universalistas da Igreja e os do Império.

resposta:V V F F



(Unb-1997) "Para ganhar o favor popular, o candidato deve conhecer os eleitores por seu nome, elogiá-los e bajulá-los, ser generoso, fazer propaganda e levantar-lhes a esperança de um emprego no governo. (...) A generosidade é um tema amplo. Talvez sua renda privada não possa atingir todo o eleitorado, mas seus amigos podem ajudá-lo a agradar a plebe. Ofereça banquetes e providencie que seus amigos façam o mesmo, procurando atingir os eleitores ao acaso e o eleitorado específico de cada tribo. (...) Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirige a eles pelo nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto, que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessas para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a maior parte das pessoas". (Cícero, NOTAS SOBRE AS ELEIÇÕES, versículos 41, 50, 52, 54, apud: P. Mackendrick, THE ROMAN MIND AT WORK, p. 178-9.) Com o auxílio das palavras de Cícero (106-43 a. C.), julgue os itens a seguir, relativos à história da Roma antiga. (0) As práticas clientelistas eram inexistentes no mundo político republicano, sendo a amizade e o compadrio relações que não ultrapassavam a esfera do privado.

(1) O Tribunal Eleitoral romano geralmente punia os abusos do poder econômico com a cassação dos candidatos infratores.
(2) Na época de Cícero e mesmo depois, com a política do pão e circo, o povo, a plebe ou a massa, constituía um elemento a ser cativado e não coagido.
(3) A propaganda eleitoral da República visava principalmente mulheres e escravos, que formavam percentagem considerável do colégio de votantes.

resposta:F F V F



(Unb-1997) Leia o texto que se segue, trecho da resposta do Rei Luís XV ao Parlamento de Paris, em 1766. "É exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano (...) é só de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude dessa autoridade, que eles não exercem se não em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso não pode ser voltado contra mim e a mim unicamente que pertence o poder legislativo sem dependência e sem partilha (...) a ordem pública inteira emana de mim, e os direitos e interesses da Nação, de que se ousa fazer um corpo separado do Monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam unicamente nas minhas mãos". (Gustavo de Freitas, 900 TEXTOS E DOCUMENTOS DE HISTÓRIA.) Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens adiante, relativos ao Estado nacional moderno. (0) Formado na crise do sistema feudal, o Estado moderno opôs-se tanto aos particularismos urbanos, feudais e regionais quanto ao universalismo da Igreja e ao antigo ideal romano-germânico de império.

(1) Em "O Príncipe", Maquiavel defende a existência de um Estado unificado, com um poder político forte, centralizado e laico.
(2) A expressão "maquiavelismo" pode ser entendida a partir da concepção, presente em "O Príncipe", de que não há limite ético ou moral às ações do soberano que, visando à manutenção da vida e do Estado, está livre para o emprego de quaisquer meios.
(3) A doutrina do direito divino dos reis, elaborada por Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", constituiu o único caminho de justificação teórica e de legitimação ideológica do absolutismo.

resposta:V V V F



(Unb-1997) "O monopólio do comércio da colônia, portanto, com todos os outros expedientes mesquinhos e malignos do sistema mercantilista, deprime a indústria de todos os outros países, mas principalmente a das colônias, sem que aumente em nada - pelo contrário, diminui - a indústria do país em cujo benefício é adotado". (Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES.) Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens seguintes. (0) O liberalismo econômico, teoria surgida no final do século XVIII, opunha-se às práticas mercantilistas que alimentavam o poder do Estado com a concessão de monopólios, protecionismo e privilégios a determinados grupos, defendendo a livre concorrência e o câmbio livre.

(1) Contestando a interferência controladora do Estado na economia, liberais como Adam Smith viam a atividade econômica regida por leis naturais, centrando sua filosofia na lei da oferta e da procura.
(2) Identificado com o capitalismo que as revoluções burguesas e a Revolução Industrial consolidavam, o liberalismo defendia a divisão do trabalho, tanto no plano interno quanto no internacional.
(3) Embora integrantes de um mesmo contexto histórico, Iluminismo e liberalismo econômico divergiam em um ponto central: a limitação do poder estatal, tese não-encampada pelos iluministas.

resposta:V V V F



(Unb-1997) "A Revolução Americana (1775-1783), a primeira Revolução Francesa (1789-1799) e a Revolução Industrial na Inglaterra (1760-1830) definiram - num espaço de menos de 30 anos - os contornos de um novo processo social, econômico, político e cultural. Essas três revoluções, mais os movimentos de independência nas colônias européias na América Latina, abrem uma nova época no Ocidente: a História Contemporânea. A História Contemporânea se inicia marcada por um novo conceito de civilização. Formaram-se, então, em oposição aos valores e às características do período anterior (História Moderna), novos conceitos que merecem destaque e que passaram a fazer parte do universo mental do homem contemporâneo, como: civilização industrial; democracia representativa e cidadania; soberania nacional e independência; liberalismo e socialismo". (Carlos Guilherme Mota, HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA.) Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens a seguir. (0) A Revolução Industrial unifica capital e trabalho, produtor e meios de produção, além de consolidar a dinâmica sociedade estamental.

(1) O liberalismo combate, no campo econômico, as estruturas do mercantilismo e do colonialismo e, no político, as formas absolutistas de Estado.
(2) O socialismo, que ganha corpo no decorrer do século XIX, corresponde a uma visão de mundo que se opõe à ordem burguesa.
(3) O fracasso dos movimentos de independência na América Latina, ao longo da primeira metade do século XIX, pode ser explicado pela atuação da Inglaterra em defesa do pacto colonial.

resposta:F V V F







próxima »