Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de português

Origem: Outros

(Outros) Assinale a opção em que todas as palavras não provêm de um mesmo radical:
a) ( ) noite, anoitecer, noitada
b) ( ) luz, luzeiro, alumiar
c) ( ) incrível, crente, crer
d) ( ) festa, festeiro, festejar
e) ( ) riqueza, ricaço, enriquecer

resposta:[B]



(Outros) Una as orações de cada item seguinte numa única oração. Atente para a concordância nominal:
a) O imperador almejava o poder temporal. O imperador almejava também o poder espiritual.
b) É um especialista na língua francesa. É também especialista na língua hebraica.

resposta:a) O imperador almejava o poder temporal e o espiritual.
b) É um especialista nas línguas francesa e hebraica.



(Outros) Complete as frases seguintes com a forma apropriada do verbo entre parênteses:

a) _________________ várias coisas inesperadas na tarde de ontem. (acontecer)

b) Ainda ________________ bons motivos para você viajar. (deve existir)

c) Você e seus amigos ________________ das reuniões da classe. (dever participar)

d) Ainda __________________ surpresas nesse campeonato. (poder ocorrer)

resposta:a) ACONTECERAM várias coisas inesperadas na tarde de ontem.

b) Ainda DEVEM EXISTIR bons motivos para você viajar.

c) Você e seus amigos DEVEM PARTICIPAR das reuniões da classe.

d) Ainda PODEM OCORRER surpresas nesse campeonato.



(Outros) Leia atentamente a frase seguinte e indique formas de evitar as possíveis ambigüidades:

Feriram-se o pai e o filho.

resposta:O pai e o filho foram feridos.
O pai e o filho feriram um ao outro.



(Outros) Explique a diferença de significado que se podem perceber entre as frases de cada um dos pares seguintes:

a) Grande número de pessoas participou do ato público.
Grande número de pessoas participaram do ato público.

b) Mais de um atleta feriu-se durante a partida
Mais de um atleta feriram-se durante a partida.

resposta:a) Com o verbo no plural destaca-se a idéia de conjunto.
b) Com o verbo no plural há a idéia de reciprocidade.



(Outros) Complete as frases seguintes com a forma apropriada do determinante entre parênteses:

a) É um especialista em língua e literatura _____________________. (francês)

b) Havia ______________________ livros e revistas sobre a mesa. (bastante)

c) São _____________________ o talento e a habilidade desse músico. (famoso)

d) Favor enviar ______________________ os documentos solicitados. (anexo)

e) Muito ____________________, agradeceu a moça, com um sorriso sem graça nos lábios. Acho que é hora de eu ____________________ tomar uma atitude. (obrigado, próprio)

resposta:a) É um especialista em língua e literatura FRANCESA/FRANCESAS.

b) Havia BASTANTES livros e revistas sobre a mesa.

c) São FAMOSOS o talento e a habilidade desse músico.

d) Favor enviar ANEXOS os documentos solicitados.

e) Muito OBRIGADA, agradeceu a moça, com um sorriso sem graça nos lábios. Acho que é hora de eu PRÓPRIA tomar uma atitude.



(Outros) Explique por que as frases de cada par seguinte têm "comportamento" diferentes quanto a concordância nominal:

a) Comida é bom.
Uma comida sem gordura é boa à saúde.

b) É proibido entrada.
É proibida a entrada de estranhos.

resposta:a) No primeiro caso, o sujeito não está determinado por artigo e a expressão "é bom" fica invariável. A presença do artigo na segunda frase faz a expressão ficar variável.
b) A mesma explicação do item anterior.



(Outros) Localize e classifique as conjunções, nos períodos a seguir:
a) Eugênio voltava tarde para a casa porque ninava Ana Maria.
b) Como Simão é judeu, seus pais se opõem ao nosso casamento.
c) Caso eu morra, virá buscá-la.
d) Eugênio respondeu como lhe aconselhara Olívia.
e) Eugênio amava mais Olívia do que Eunice.

resposta:a) porque: subordinativa causal.
b) como: subordinativa causal.
c) caso: subordinativa condicional.
d) como: subordinativa conformativa.
e) do que: subordinativa comparativa.



(Outros) Preencha o espaço a seguir com o verbo indicado, colocando-o no modo e tempo indicado.

a) E se o casal __________ (fazer) uma viagem para a Europa?

b) Não tenho nenhuma prevenção contra ricos, seria tolo se ___________ (ter).

c) Minha mãe não quer que eu ____________ (odiar) verduras.

d) Tenho a impressão de que formigas _________ (passear) pelo meu corpo.

e) Sou pobre e mesmo que não __________________ (arranjar) um bom emprego serei feliz com Dora.

resposta:a) E se o casal FIZER uma viagem para a Europa?

b) Não tenho nenhuma prevenção contra ricos, seria tolo se TIVESSE.

c) Minha mãe não quer que eu ODEIE verduras.

d) Tenho a impressão de que formigas PASSEIAM pelo meu corpo.

e) Sou pobre e mesmo que não ARRANJE um bom emprego serei feliz com Dora.



(Outros) Identifique o SE:

(1) reflexivo
(2) recíproco
(3) índice de indeterminação do sujeito
(4) partícula apassivadora

a) ( ) Eles se ajudaram durante o naufrágio.
b) ( ) Rufino se desesperou.
c) ( ) Acenderam-se as luzes.
d) ( ) Precisa-se de calma.
e) ( ) Vive-se bem na casa dos Cintra.

resposta:a) ( 2 ) Eles se ajudaram durante o naufrágio.
b) ( 1 ) Rufino se desesperou.
c) ( 4 ) Acenderam-se as luzes.
d) ( 3 ) Precisa-se de calma.
e) ( 3 ) Vive-se bem na casa dos Cintra.



(Outros) Identifique as vozes verbais:
a) Eugênio deu-lhe um cartão de visitas.
b) Eugênio e Eunice deram-se as mãos.
c) O gelado fora servido pela criada.
d) No magistério, aceita-se pedreiro.
e) Felipe deixou-a triste.

resposta:a) ativa
b) reflexiva
c) passiva
d) passiva
e) ativa



(Outros) Localize o predicativo e classifique-o:

(1) predicativo do sujeito
(2) predicativo do objeto

a) Sua fisionomia parecia contraída.
b) Eugênio recebeu triste a morte de Olívia.
c) O relato terminou comprometido.
d) Julgaram Eugênio incompetente.

resposta:a) contraída: predicativo do sujeito
b) triste: predicativo do sujeito.
c) comprometido: predicativo do sujeito.
d) incompetente: predicativo do objeto.



(Outros) Identifique o termo ENTRE ASPAS em:

(1) complemento nominal
(2) objeto indireto
(3) adjunto adnominal

a) ( ) Ulisses sempre conservava o orgulho 'pela Pátria'.
b) ( ) Ele se orgulhava da 'filha'.
c) ( ) O orgulho dos pais faz mal 'às crianças'.
d) ( ) As noites 'do mar' eram perigosas.
e) ( ) Ulisses necessitava de 'apoio'.

resposta:a) ( 1 ) Ulisses sempre conservava o orgulho 'pela Pátria'.
b) ( 2 ) Ele se orgulhava da 'filha'.
c) ( 2 ) O orgulho dos pais faz mal 'às crianças'.
d) ( 3 ) As noites 'do mar' eram perigosas.
e) ( 2 ) Ulisses necessitava de 'apoio'.
f) ( 2 ) Ele crê em 'milagres'.



(Outros) Analise sintaticamente o termo em destaque:
a) A balsa foi comandada POR ULISSES.
b) Eugênio, na cidade, nunca saía COM OS AMIGOS.
c) DEUS, tire-me daqui.
d) A fisionomia TRISTE de Eugênio incomodou Eunice.
e) Deus, SENHOR ONIPOTENTE, teve piedade de Olívia.

resposta:a) agente da passiva
b) adjunto adverbial
c) vocativo
d) adjunto adnominal
e) aposto



(Outros) Transforme os verbos de tempo simples para tempo composto das frases a seguir:
a) O leão deitara-se, mas com a cabeça erguida, atento.
b) O herói preparava-se para a luta.
c) Emília pensa rapidamente em uma possível solução.
d) Os picapauzinhos viajariam para Atenas no dia seguinte.

resposta:a) O leão tinha-se deitado...
b) O herói estava preparando-se para a luta.
c) Emília está pensando em uma...
d) Os picapauzinhos iriam viajar para Atenas no dia seguinte.



(Outros) Transforme os verbos, de tempo simples para tempo composto das frases a seguir:
a) O rei Euristeu enfurecera-se com a visita do herói.
b) Hércules fazia o possível para cumprir as tarefas.
c) O Visconde traz a canastrinha de Emília.
d) Os habitantes de Micenas aplaudiriam os nossos amigos.

resposta:a) O rei Euristeu havia-se enfurecido...
b) Hércules estava fazendo...
c) O Visconde está trazendo a canastrinha de Emília.
d) Os habitantes de Micenas iriam aplaudir os nossos amigos.



(Outros) Identifique as classes gramaticais das palavras em destaque:

a) "Eu NASCI no ano de 1890, numa PEQUENA ALDEIA da CALÁBRIA."

b) "Essa ERA A VOZ DA TERRA onde COMEÇAVA a minha vida e terminava o meu mundo."

resposta:a) NASCI: verbo; PEQUENA: adjetivo; ALDEIA: substantivo; CALÁBRIA: substantivo.
b) ERA: verbo; A: artigo; VOZ: substantivo; DA: preposição mais artigo; TERRA: substantivo; COMEÇAVA: verbo.



(Outros) Classifique os numerais em destaque das frases a seguir:

"PRIMEIRO passo: misturam-se DOIS TERÇOS de xícara de açúcar com DOIS ovos. Depois, adiciona-se o DOBRO da quantidade de açúcar em farinha."

resposta:Primeiro: ordinal
Dois terços: fracionário
Dois: cardinal
Dobro: multiplicativo



(Outros) Justifique a acentuação das palavras (escreva a regra):
a) história-
b) atrás-
c) nós-
d) pássaros-
e) viúva-
f) também-
g) véu-
h) pastéis-

resposta:a) Paroxítona terminada em ditongo oral.
b) Oxítona terminada em A(S).
c) Monossílaba tônica.
d) Todas as proparoxítonas são acentuadas.
e) U tônico como segunda vogal de hiato.
f) Oxítona terminada em EM.
g) Ditongo aberto.
h) Ditongo aberto.







« anterior | próxima »