Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de química

Origem: Faap

(Faap-1996) A pilha alcalina apresenta vantagens sobre uma pilha de Leclanché (zinco-carvão). Considerando que uma pilha alcalina seja constituída por uma barra de manganês puro, outra de zinco poroso e uma pasta contendo KOH, a ddp inicial da pilha e a equação global da reação que nela ocorre, são: Dados: MN2++ + 2e → Mn¡ E¡ = -118v ZN2++ + 2e → Zn¡ E¡ = -0,76v


a) 0,42 v Mn¡ + ZN2++ → MN2++ + Zn¡
b) 1,60 v MN2++ + Zn¡ → Mn¡ + ZN2++
c) 0,76 v MN2++ + Zn¡ → Mn¡ + ZN2++
d) 1,18 v Mn¡ + ZN2++ → MN2++ + Zn¡
e) 1,94 v MN2++ + Zn¡ → Mn¡ + Zn¡

resposta:[A]



(Faap-1996) O enxofre constitui-se na matéria-prima essencial na fabricação de H2SO4. No estado sólido, o enxofre apresenta as formas alotrópicas rômbica e monoclínica. Sabendo que:S(monoclínico) + O2 → SO2(g) ΔH = - 71,1 Kcal/molS(rômbico) + O2(g) → SO2(g) ΔH = - 71,0 Kcal/molpodemos afirmar que:

a) a transformação da forma monoclínica para a rômbica se dá com a liberação de 71,0Kcal/mol
b) o enxofre sólido, em temperaturas mais baixas, apresenta-se na forma monoclínica
c) a transformação da forma rômbica para a monoclínica se dá com a liberação de 0,1Kcal/mol
d) a forma rômbica precede à monoclínica quando o enxofre sólido é aquecido
e) a transformação do enxofre sólido de uma forma alotrópica para outra, não envolve variação de energia

resposta:[D]



(Faap-1996) Próximo a um parque industrial, devido à grande emissão de poluentes, constatou-se a ocorrência de uma "chuva ácida" cujo pH foi medido como sendo igual a 5,0. Nessa chuva, a concentração hidrogeniônica era igual a:

a) 5 x 10-5¦ mol/L
b) 5 x 10-51 mol/L
c) 10-5¦ mol/L
d) 5 mol/L
e) 9 mol/L

resposta:[C]



(Faap-1996) Os compostos: pertencem, respectivamente, às funções:


a) cetona, álcool, álcool
b) cetona, álcool, fenol
c) aldeído, álcool, álcool
d) ácido carboxílico, fenol, álcool
e) ácido carboxílico, álcool, fenol

Hidrocarbonetos

resposta:[B]



(Faap-1996) Uma das maneiras de recuperar um soluto não volátil de uma solução aquosa, consiste no aquecimento da solução com o objetivo de evaporar mais rapidamente a água nela contida. Numa indústria um recipiente contém 500 litros de uma solução aquosa de NaCg de concentração 25,0g/L. O volume dessa solução, expresso em litros, que deve sofrer aquecimento para propiciar a obtenção de 500g de NaCg(s), é:

a) 50,0
b) 25,0
c) 20,0
d) 200
e) 500

resposta:[C]



(Faap-1996) Industrialmente, a soda cáustica (NaOH) é obtida por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio. Durante essa eletrólise, obtém-se como sub-produtos:


a) hidrogênio e cloro no ânodo
b) somente hidrogênio no ânodo
c) somente cloro no cátodo
d) hidrogênio e cloro no cátodo
e) somente cloro no ânodo

resposta:[E]



(Faap-1996) Verifica-se em laboratório que a preparação de uma solução aquosa de H2SO4 por adição deste à água, causa um aumento na temperatura da solução quando comparada com a temperatura original do solvente. Trata-se, portanto, de um processo:

a) endotérmico
b) exotérmico
c) isotérmico
d) sem variação de energia livre
e) sem variação de entalpia

resposta:[B]



(Faap-1996) Os solos muito ácidos são, em geral, impróprios para o cultivo de vegetais. A correção do pH do solo poderia ser realizada pelos agricultores, através da adição, ao solo, de:


a) NH4NBaCO3
b) KCg
c) BaCl2
d) CaCBaCO3
e) (NH4)2SO4

resposta:[D]



(Faap-1996) A acetona (propanon


a) era largamente comercializada no varejo, em supermercados e farmácias, para remover o esmalte das unhas. Atualmente é vendido um removedor de esmaltes, líquido inflamável e que não contém acetona. O radical característico da função cetona, é:

Hidrocarbonetos

resposta:[A]



(Faap-1996) Um controle rápido sobre a condição de utilização de uma bateria de automóvel, é a medida da densidade da solução aquosa de H2SO4 que a mesma contém, e que deve situar-se entre 1,25g/mL e 1,30g/mL. Outro ensaio, consistiria em retirar uma alíquota de 1 mL dessa solução que é colocada em erlenmeY2O3er, diluída com água destilada, adicionada de indicador e titulada com solução aquosa de NaOH 1 molar. Supondo que nessa titulação o volume de titulante gasto fosse de 26mL, a molaridade da solução ácida da bateria testada, seria igual a:

a) 36
b) 26
c) 13
d) 18
e) 2

resposta:[C]



(Faap-1996) Uma indústria dispõe de dois tanques para estocar uma solução de sulfato de níquel, de concentração 1mol/L. Um deles é constituído em ferro e o outro tem um revestimento interno de chumbo. Relativamente à contaminação da solução a estocar, por parte do material de construção do tanque, podemos concluir que: Dados: Pb2 + 2e → Pb¡ E¡ = - 0,13v Ni2+ + 2e → Ni¡ E¡ = - 0,25v Fe2+ + 2e → Fe¡ E¡ = - 0,44v


a) em qualquer dos recipientes ocorre contaminação
b) haverá contaminação por parte do chumbo
c) não haverá contaminação por parte do ferro
d) não haverá contaminação por parte do chumbo
e) é possível concluir sobre a referida contaminação

resposta:[D]



(Faap-1996) Atualmente, o processo industrial utilizado para a fabricação de H2SO4 é chamado "processo de contacto". Nesse processo, o enxofre é queimado originando SO2(g). Este gás, juntamente com O2(g), é introduzido num conversor catalítico, quando ocorre a reação: 2 SO2(g) + O2(g) → 2 SBaCO3(g) Supondo que o espaço livre do conversor seja de 400 litros e nele estejam confinados 80 mol SO2120mol de O2 e 200mol de SBaCO3 sob dadas condições de pressão e temperatura, o valor de KÝ para a reação acima representada, é:

a) 20,8
b) 4,8 x 10-52 c) 8,33
d) 0,12
e) 0,05

resposta:[A]



(Faap-1996) Numa embalagem plástica de volume 2 litros, que pode suportar uma pressão interna de até 5atm, foi embalado a vácuo um sólido que ocupa o espaço de 1 litro. Devido a um erro de processamento, o produto sólido sofreu fermentação que liberou 11g de CO2 na temperatura de 27°C. Observa-se que: Dados: C,.12 O,.16 R =0,082 atm.L/mol.K


a) não haverá ruptura da embalagem
b) haverá ruptura da embalagem
c) o CO2 liberado não irá alterar a pressão interna na embalagem
d) o rompimento só ocorreria se a temperatura fosse elevada acima de 127°C
e) o rompimento não ocorreria, mesmo que a temperatura fosse elevada acima de 127°C

resposta:[B]



(Faap-1996) O isopor, utilizado como isolante térmico, é obtido por injeção de gases ao poliestireno, seguida de aquecimento; os gases se expandem e o plástico "incha", produzindo-se assim o isopor. O poliestireno, por sua vez, é obtido do estireno que apresenta a fórmula estrutural: Este composto pode ser denominado de:


a) naftaleno
b) metil-benzeno
c) tolueno
d) antraceno
e) vinil-benzeno

Polímeros

resposta:[E]



(Faap-1996) Uma das grandes aplicações do cobre reside na sua utilização como condutor elétrico. Para tal deve apresentar uma pureza maior do que a por ele apresentada, quando obtido na metalurgia. Sua pureza pode ser aumentada através do seu "refino eletrólito". Este processo consiste na eletrólise de uma solução aquosa de CuSO4, utilizando como pólo positivo o cobre metalúrgico a refinar. No processo acima:


a) a reação no ânodo é: Cu¡ → Cu2 + 2e­
b) a reação no ânodo é: Cu2 + 2e­ → Cu¡
c) a reação no cátodo é: Cu¡ → Cu2 + 2e
d) o pólo positivo na eletrólise é o cátodo
e) o cobre se reduz no ânodo

resposta:[A]



(Faap-1996) Um engenheiro solicitou ao estagiário sob sua orientação, para verificar, entre C2H2 e C4H10, qual dos combustíveis gasosos libera maior quantidade de calor por unidade de volume, nas mesmas condições de pressão e temperatura, quando da sua combustão completa. Sendo conhecidos os calores de formação a 25°C e 1atm:CO2(g) CH.. - 393,5 kJ/mol H2O(g) CH.. - 241,8 kJ/molo estagiário respondeu acertadamente, que:

a) o calor liberado é o mesmo para os dois gases
b) o C2H2 libera maior quantidade de calor
c) o C4H10 libera maior quantidade de calor
d) não há dados suficientes para a conclusão
e) apenas o C2H2 pode apresentar combustão completa

resposta:[D]



(Faap-1996) Considerando os átomos: ‰X¥¡ ; 210Y2O3¥¡; ‰R¤ª, podemos afirmar que:


a) X e R são isóbaros
b) X e R são isótopos
c) X e R são isótonos
d) X e R pertencem ao mesmo elemento químico
e) X e R deveriam estar representados pelo mesmo símbolo químico

resposta:[B] e [D]



(Faap-1996) Os elementos carbono e alumínio podem combinar-se com o oxigênio, originando os compostos:


a) C2BaCO3 , Ag2BaCO3
b) CO2 , Ag3O4
c) CO , AgO
d) CO2 , Ag2BaCO3
e) CO2 , AgO

resposta:[D]



(Faap-1996) O gás de botijão (G.L.P: gás liquefeito de petróleo), que é largamente utilizado como combustível doméstico, pode ser considerado como constituído por uma mistura de propano (C3Hˆ) e butano (C4H10). O butano dessa mistura admite como isômero, o:


a) ciclobutano
b) isobutano
c) propeno
d) ciclopropano
e) metilpropano

resposta:[B] e [E]







próxima »