Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Ufc

(Ufc) As vitaminas foram descobertas há cerca de 100 anos e, a partir dos anos 80, invadiram as prateleiras das farmácias, na forma de suplementos vitamínicos, com dosagens acima das recomendadas pelas organizações de saúde, o que ainda hoje gera muita discussão sobre os benefícios ou malefícios que esse ""banho"" de vitaminas pode acarretar ao organismo. Contudo é relevante saber a importância das mesmas para a saúde e de quais fontes alimentícias podemos obtê-las. Considere o quadro a seguir.



Assinale a alternativa que preenche corretamente o quadro anterior, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelos sintomas causados devido à carência de cada vitamina no organismo.

a) cegueira noturna, hemorragias, escorbuto, raquitismo e disfunção do sistema nervoso.
b) escorbuto, cegueira noturna, raquitismo, disfunção do sistema nervoso e hemorragias.
c) cegueira noturna, raquitismo, hemorragias, escorbuto e disfunção do sistema nervoso.
d) disfunção do sistema nervoso, raquitismo, escorbuto, cegueira noturna e hemorragias.
e) cegueira noturna, disfunção do sistema nervoso, escorbuto, raquitismo e hemorragias.


resposta:E



(Ufc) Os requerimentos nutricionais variam muito dentre os diferentes grupos de organismos e isso é conseqüência da diferente capacidade de síntese dos mesmos. Diferentes subgrupos de protistas flagelados apresentam diferentes requerimentos de tiamina (vitamina B1) na dieta. O subgrupo 1 deve ser suprido com tiamina na dieta. O subgrupo 2 requer somente tiazol. O subgrupo 3 necessite apenas que lhe sejam fornecidos aminoácidos simples. O subgrupo 4 necessita de pirimidina e tiazol. Com base nessas informações e observando a estrutura da tiamina a seguir, responda:

estrutura molecular da tiamina

a) Qual subgrupo apresenta a maior capacidade de sobrevivência com uma dieta pobre em tiamina? Justifique sua resposta.
b) Qual subgrupo não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina? Justifique sua resposta.

resposta:a) O subgrupo 3 possui a maior capacidade de síntese, uma vez que consegue sintetizar a vitamina B1 a partir de simples aminoácidos, podendo sobreviver com uma dieta pobre em tiamina.

b) O subgrupo 1 é o de menor capacidade de síntese, uma vez que precisa ter a tiamina na dieta. Não consegue sintetizar nenhum precursor. Portanto, não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina.



(Ufc) "Dois tipos de divisão nuclear, mitose e meiose, são característicos da maioria das células animais e de plantas. A mitose está regularmente associada a divisão nuclear de células vegetativas ou somáticas. A meiose ocorre em conjunto com a formação de células reprodutivas (gametas ou meiósporos) nas espécies de reprodução assexuada" (Burns, 1983). Com relação a esses dois processos de divisão celular, responda:

a) Que fenômeno acontece na prófase meiótica, o qual possibilita a ocorrência de crossing-over e conseqüente formação de quiasmas?
b) Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose.

resposta:a) Pareamento (sinaps
e) dos cromossomos homólogos.
b) Células produzidas por mitose são 2n (diplóides), enquanto as que são resultantes da meiose são n (haplóides)



(Ufc) Leia com atenção o texto a seguir.
Na espécie humana, "... o encontro de um espermatozóide com um óvulo desencadeia uma gigantesca série de reações, centenas de milhares que se seguem, sobrepõem-se, cruzam-se em uma rede de espantosa complexidade. Tudo para chegar, quaisquer que sejam as condições, à aparição de um bebê humano e nunca de um patinho, uma girafinha ou uma borboletinha. O impressionante é que, terminada a fecundação, a primeira célula, o ovo fecundado, começa a dividir-se. Dá duas células. Depois quatro. Depois oito. Depois um cachinho de células. Que esse cacho grude na parede do útero, que ele se alongue, cresça e, alguns meses mais tarde, forme um bebê com, em mais de noventa e cinco por cento dos casos, tudo de que precisa para viver, percorrer o mundo e até pensar, eis o milagre. Eis o fenômeno mais estupendo que se desenrola neste mundo. Tão estupendo que deveria ser admiração para a terra inteira. Que os homens deviam passar o tempo perguntando-se sobre os mecanismos subjacentes a tal maravilha."
(François Jacob, O RATO, A MOSCA E O HOMEM. Companhia das Letras, 1998)

Atendendo à sugestão de François Jacob, prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1965, contida no último período do texto:

a) Diga a que etapa da ontogênese se refere o trecho "(...) O impressionante é que, terminada a fecundação, a primeira célula, o ovo fecundado, começa a dividir-se. Dá duas células. Depois quatro. Depois oito. Depois um cachinho de células. Que esse cacho grude na parede do útero, que ele se alongue, cresça e, alguns meses mais tarde ..."?
b) Diga que nome se dá ao "cachinho de células" de que o autor nos fala no texto?
c) Preencha o quadro a seguir com um tecido e um órgão que se originam no adulto a partir dos folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderm
a).

resposta:
a) Embriogênese, ou seja, segmentação ou clivagem da célula ovo ou zigoto, gastrulação e organogênese.
b) Mórula.
c) Ectoderme: epiderme a anexos, sistema nervoso (encéfalo, medula espinhal, nervos e gânglios nervosos) Mesoderme: derme, ossos, músculos, sistema circulatório e aparelho urogenital. Endoderme: revestimento interno do aparelho digestivo e respiratório, fígado e pâncreas.



(Ufc) 1. Nas rãs, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração se modificam de acordo com a época do ano. Analise a figura a seguir, que mostra a captação de oxigênio por esses dois órgãos ao longo do ano, no hemisfério norte, e assinale as alternativas corretas:

01. nos meses frios (dez/jan/fev) a captação de oxigênio é baixa e a pele capta mais oxigênio do que os pulmões;
02. no período de março a outubro, o consumo de oxigênio é mais alto e a captação do oxigênio através dos pulmões aumenta várias vezes e excede a que ocorre através da pele;
04. a captação de oxigênio através da pele é mantida praticamente constante ao longo do ano; 08. a captação de oxigênio pelos pulmões nos meses de janeiro e dezembro é, em termos de massa corpórea, cerca de 40ml de oxigênio/kg.h;
16. entre os meses de abril e maio, a captação total de oxigênio pelas rãs atinge seu valor mínimo.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23



(Ufc) Os Primeiros Socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. No caso de picadas de cobras peçonhentas, devemos socorrer a vítima até 30 minutos após a mordida, com as seguintes medidas:
a) manter a vítima em repouso, fazer a assepsia e aplicar compressas frias ou gelo.
b) manter a vítima em movimento, fazer garroteamento e oferecer um pouco de álcool.
c) manter a vítima em movimento, fazer a assepsia e oferecer um pouco de querosene.
d) manter a vítima em repouso, fornecer um pouco de álcool e aplicar a respiração de socorro.
e) manter a vítima em pé, fazer garroteamento e cortar a pele para extrair sangue.

resposta:A



(Ufc) Considere o texto a seguir: "Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, segundo informou ontem o jornal "The Washington Post". [...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistas foram capazes de 'forçar' quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. [...] Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. [...] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses"
(FOLHA DE SÃO PAULO, 3 de julho de 1998).

Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica:
a) corpo celular, parede celular e flagelos.
b) parede celular, axônio e dendritos.
c) corpo celular, axônio e dendritos.
d) axônio, dendritos e flagelos.
e) corpo celular, parede celular e dendritos.

resposta:C



(Ufc) Observe a tabela abaixo, que apresenta dados sobre as formas de transmissão da AIDS em diferentes anos. Fonte: Boletim do Ministério da Saúde A análise dos dados contidos na tabela nos permite inferir, corretamente, que:
a) houve declínio acentuado da transmissão por via sexual e aumento da transmissão por transfusão de sangue.
b) as campanhas de estímulo ao uso de preservativo ("camisinha") trouxeram resultados mais satisfatórios entre os heterossexuais do que entre os homossexuais.
c) a transmissão perinatal e a transmissão entre heterossexuais aumentaram no período observado.
d) as campanhas de prevenção não obtiveram sucesso algum entre os indivíduos que fazem uso de drogas injetáveis.
e) a falta de testes diagnósticos que reduzam a janela imunológica explica a situação preocupante da transmissão por transfusões de sangue.

resposta:C



(Ufc) Leia o texto a seguir:

A TOXOPLASMOSE é uma doença causada pelo protozoário 'Toxoplasma gondii' e é particularmente perigosa para crianças na fase fetal. O parasita é capaz de invadir, naturalmente, qualquer organismo animal homeotermo, no qual se multiplica em ciclo assexuado.
Além deste, existe o ciclo gametogônico, que ocorre em felinos e processa-se nas células do intestino, sendo o parasita eliminado juntamente com as fezes do animal. É um parasita estrito do interior celular que, após várias divisões, invade novas células, inclusive aquelas de defesa, que são móveis e levam o parasita em seu interior para os gânglios linfáticos, com conseqüente disseminação em todo o organismo do hospedeiro. Com a introdução do protozoário, têm início os fenômenos imunológicos, que se traduzem primeiro pelo aparecimento de anticorpos circulantes do tipo IgM (imunoglobulinas do tipo M), constituindo a chamada imunidade imediata.
Posteriormente, com a cura da doença, tais anticorpos são substituídos por anticorpos denominados de IgG. O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, entre os quais alguns corticóides.
(Texto adaptado de http:// www.saudeanimal.com.br/artig162.htm)

Tomando como base o texto que você acabou de ler, analise as seguintes afirmativas.
I. O protozoário apresenta pouca especificidade de hospedeiros e a possibilidade de localizar-se em vários órgãos dos mesmos.
II. No exame pré-natal, a ausência de imunoglobulinas do tipo M (IgM) e a presença de IgG indicam que a mãe está imunizada e que o feto não corre risco de contrair a doença.
lII. O parasita multiplica-se tanto no soro sangüíneo como no lúmen intestinal do animal hospedeiro. IV. A profilaxia da doença é feita através do uso de corticóides e da eliminação de roedores e insetos que possam estar contaminados.
V. A reprodução sexuada do protozoário que ocorre em felinos possibilita a contaminação através das fezes de gatos domésticos infectados.


resposta:C



(Ufc) Os Primeiros Socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. No caso de picadas de cobras peçonhentas, devemos socorrer a vítima até 30 minutos após a mordida, com as seguintes medidas:
a) manter a vítima em repouso, fazer a assepsia e aplicar compressas frias ou gelo.
b) manter a vítima em movimento, fazer garroteamento e oferecer um pouco de álcool.
c) manter a vítima em movimento, fazer a assepsia e oferecer um pouco de querosene.
d) manter a vítima em repouso, fornecer um pouco de álcool e aplicar a respiração de socorro.
e) manter a vítima em pé, fazer garroteamento e cortar a pele para extrair sangue.

resposta:A



(Ufc) Que diferença característica permite considerar os moluscos mais complexos que os cnidários?
a) Os cnidários apresentam apenas reprodução assexuada, enquanto os moluscos apresentam reprodução sexuada.
b) Os cnidários possuem simetria bilateral, enquanto os moluscos, simetria radial.
c) Os cnidários possuem circulação aberta, enquanto todos os moluscos têm circulação fechada.
d) Os cnidários possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido.
e) Os cnidários não apresentam defesa química, enquanto os moluscos a têm como principal arma de proteção.

resposta:D



(Ufc) O reino protista inclui as algas e os protozoários. Esses organismos, nas classificações mais antigas, eram considerados como pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino.
a) Ambos são simples, unicelulares, apresentam células eucarióticas e nutrição heterotrófica.
b) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.
c) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células eucarióticas.
d) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células procarióticas.
e) Ambos são pluricelulares, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

resposta:B



(Ufc) A célula é a unidade básica dos seres vivos, existindo seres uni ou pluricelulares. Utilizando-se a classificação de Whittaker (1969), que considera as algas multicelulares como plantas, associe corretamente os reinos com a constituição celular de seus representantes, relacionando as duas colunas.

REINO
(1) Reino Monera.
(2) Reino Protista.
(3) Reino Fungi.
(4) Reino Plantae.
(5) Reino Animalia.

REPRESENTANTES
(
a) seus representantes são todos unicelulares.
(
b) seus representantes são todos multicelulares.
(
c) seus representantes podem ser uni ou pluricelulares.
A seqüência correta das associações é:

a) 1a, 2a, 3c, 4b, 5b.
b) 1a, 2a, 3a, 4b, 5b.
c) 1c, 2b, 3a, 4c, 5c.
d) 1a, 2a, 3b, 4c, 5c.
e) 1c, 2c, 3c, 4b, 5b

resposta:A



(Ufc) Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de Brasília estudaram duas populações de saguis (soins), denominadas 'Callithrix jacchus' e 'Callithrix penicillata', com a finalidade de melhor entender os mecanismos de especiação neste grupo taxonômico. Descobriram que as duas populações são morfológica e cariotipicamente diferentes e ocupam extensas e distintas áreas de distribuição, no Recôncavo Baiano. Há, no entanto, uma área de contato entre as duas populações, uma faixa de terra com cerca de 50km, onde foram encontrados indivíduos e grupos familiares de híbridos entre elas. Outros pesquisadores relataram que obtiveram, em cativeiro, três gerações férteis de híbridos entre 'C. jacchus' e 'C. penicillata'.

Aplicando-se o CONCEITO BIOLÓGICO DE ESPÉCIE ao estudo anterior, podemos então afirmar corretamente que 'C. jacchus' e 'C. penicillata':

a) são duas espécies diferentes, pois recebem nomes científicos diferentes.
b) são duas espécies diferentes, pois apresentam diferenças morfológicas e cariotípicas.
c) são duas espécies diferentes, pois estão isoladas em áreas distintas.
d) pertencem à mesma espécie, pois não há isolamento reprodutivo entre as populações.
e) pertencem à mesma espécie, pois não há isolamento geográfico entre as populações.

resposta:D



(Ufc) "O Ceará vive a segunda maior epidemia de dengue de sua história. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualmente existem 23.357 casos confirmados da doença em 126 municípios. Em Fortaleza, 10.562 ocorrências foram confirmadas, o que corresponde a mais de 45% dos registros em todo o Estado".

O transmissor dessa doença é o mosquito 'Aedes aegypti', inseto da ordem Díptera. Observe a figura a seguir, que mostra o desenvolvimento do inseto, e responda o que se segue:

a) Esse inseto é classificado como PTERIGOTO e HOLOMETÁBOLO. O que significa cada termo?
b) Cite três medidas de prevenção e/ou combate ao inseto transmissor da dengue.
c) As fêmeas e os machos do 'Aedes aegypti' possuem aparelhos bucais semelhantes, porém, somente as fêmeas, que se alimentam de sangue, são transmissoras do vírus da dengue. Explique porque só as fêmeas se alimentam de sangue.

resposta:a) O 'Aedes aegypti' pertence à ordem Díptera, que possui representantes com um par de asas anterior funcional e um par posterior não funcional transformado em halteres. O termo pterigoto (Pterygot
a) denomina insetos que possuem asas. Portanto, essa espécie, por ter asas, está incluída em Pterygota. Quanto ao seu desenvolvimento o 'A. aegypti' possui metamorfose completa, ou seja, o seu ciclo de vida compreende quatro fases:
ovo, larva, pupa e adulto. Todos os insetos que apresentam esse tipo de metamorfose são denominados holometábolos.
b) Os ovos do 'A. aegypti' são depositados pela fêmea, individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. A larva se desenvolve em água parada e limpa e todo o processo (do ovo ao mosquito adulto) demora de sete a dez dias. Para evitar a proliferação do mosquito os reservatórios de água devem ser vedados; garrafas e embalagens que possam acumular água devem ser esvaziadas e colocadas de cabeça para baixo; pneus devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva e as plantas em recipientes com água devem ser passadas para a terra ou a água deve ser trocada a cada quatro dias e o recipiente lavado para eliminar os ovos. Além disso, pode-se também utilizar inseticida para eliminar os adultos. A dengue é uma doença provocada por vírus e não há tratamento específico. Por isso, a prevenção e o combate ao mosquito são fundamentais para o controle dessa doença.
c) Embora o macho e a fêmea possuam aparelho bucal semelhante, apenas a fêmea transmite o vírus da dengue, pois só as fêmeas alimentam-se de sangue que serve como fonte de proteínas para o desenvolvimento dos ovos. O repasto sangüíneo pode ser em outros animais vertebrados, porém as fêmeas mostram predileção pelo homem. Freqüentemente, elas alimentam-se mais de uma vez entre sucessivas posturas, o que resulta na variação de hospedeiros disseminando o vírus a vários deles.



(Ufc) Que processo, provavelmente, estaria ocorrendo em grande extensão, em células cuja membrana celular apresentasse microvilosidades?

a) Detoxificação de drogas.
b) Secreção de esteróides.
c) Síntese de proteínas.
d) Catabolismo.
e) Absorção.


resposta:E



(Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
2. Sobre as substâncias que compõem os seres vivos, é correto afirmar que:
01. os carboidratos, os lipídios e as vitaminas são fontes de energia para os seres vivos;
02. a água é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos;
04. além de sua função energética, os carboidratos estão presentes na formação de algumas estruturas dos seres vivos;
08. as gorduras constituem o principal componente estrutural dos seres vivos;
16. os seres vivos apresentam uma composição química mais complexa do que a matéria bruta, sendo formados por substâncias orgânicas, como as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as vitaminas e os ácidos nucléicos.

Soma ( )

resposta:02 + 04 + 16 = 22



(Ufc) Suponha que você esteja trabalhando com uma suspensão de células animais, a partir da qual você deseje isolar uma proteína. Durante a preparação, vários lisossomas sofrem ruptura. Como conseqüência disso, ocorreria:
a) liberação de ácidos nucléicos, que dificultariam o isolamento da macromolécula que você está tentando obter.
b) liberação de ATP, que facilitaria o processo de isolamento da macromolécula de seu interesse.
c) liberação de enzimas, que poderiam digerir a macromolécula que você está tentando isolar.
d) liberação de macromoléculas protéicas recém-sintetizadas nos lisossomas, o que aumentaria a quantidade da proteína a ser obtida.
e) interrupção da síntese de proteínas enzimáticas nos lisossomas, diminuindo a quantidade da proteína a ser obtida.

resposta:C



(Ufc) Uma das estratégias mais eficientes que os órgãos de saúde dispõem no combate às doenças infecciosas é a prevenção através da vacinação em massa da população. Esse combate só é possível quando se conhece o agente causal da doença. Dentre as doenças ocasionadas por VÍRUS, podemos relacionar as seguintes:

01. Gonorréia.
02. Raiva ou hidrofobia.
04. Cólera.
08. Meningite meningocócica.
16. Poliomielite.
Soma ( )

resposta:02 + 16 = 18







próxima »