Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Tópicos de Anatomia

(Curso-de-Anatomia) Quantos são os nervos espinais e como eles se formam?

resposta:Existem 31 pares de nervos espinais, que se formam a partir da medula, e abandonam a coluna vertebral através de forames intervertebrais. Localização dos nervos espinais:

cervicais (8)
torácicos (12)
lombares (5)
sacrais (5)
coccígeo (1)
Após a fusão das raízes ventral e dorsal, o nervo espinal se divide em dois ramos, um ventral (calibroso, inerva os membros e a porção antero-lateral do tronco) e um dorsal (delgado, inerva a pele e os músculos do dorso).



(Curso-de-Anatomia) A clavícula
(pequena chave), localizada na cintura escapular, é um dos ossos mais simples do corpo humano.Entretanto, realiza diversas funções de grande importância no cotidiano.Assinale a opção que não se inclui dentre essas funções:

(A) Atua como suporte na manutenção do membro superior livre do tronco, de forma que haja máxima liberdade de ação.
(B) Transmite forças do membro superior para o esqueleto axial.
(C) Fornece fixações para os músculos.
(D) A clavícula protrai a escápula impedindo a formação de escápula alada.
(E) Conecta o membro superior ao esqueleto axial.

resposta:D Comentário:A questão busca conhecimentos sobre a função da clavícula no corpo humano, pois é necessário não apenas conhecer os acidentes regionais, mas torna-se importante conhecer suas funções.As funções básicas da clavícula estão descritas nos itens A, B, C, E, o item D é realizado pelo músculo serrátil anterior.



(Curso-de-Anatomia) O úmero é o maior osso do membro superior.Sua cabeça lisa e esférica se articula com uma das estruturas da escápula.Assinale o nome desta estrutura:

(A) fossa do olecrano.
(B) fossa coronóide.
(C) cavidade glenoíde.
(D) Acrômio.
(E) Processo coracóide.

resposta:C
Comentário:A questão cobra o conhecimento das conexões entre a escápula e o úmero.Este tipo de conhecimento além de ser básico será muito útil na artrologia.



(Curso-de-Anatomia) O úmero é um osso longo e possui vários acidentes ósseos, dentre estes dois acidentes se destacam por terem a função de servirem como inserção para os músculos que circundam e movimentam a articulação do ombro, assinale a opção que contenha estes acidentes:

(A) Tróclea e capítulo.
(B) cabeça do úmero e colo do úmero.
(C) Crista supra - epicondilar lateral e crista supra - epicondilar medial.
(D) Epicôndilo lateral e epicôndilo medial.
(E) Tubérculo maior e tubérculo menor.

resposta:E
Comentário:A questão atenta para acidentes que servem como ponto de inserção de músculos, especificamente músculos que circundam e movimentam a articulação do ombro.Este conhecimento será muito útil na miologia de forma a ver uma anatomia integrada de músculos, ligamentos e ossos.



(Curso-de-Anatomia) O úmero é o maior osso do membro superior e é repleto de acidentes.na vista posteiror deste osso podemos visualizar diversas estruturas.Assinale a opção de uma estrutura que é evidenciada na parte posterior do úmero:

(A) Linha trapezóide.
(B) Tubérculo menor.
(C) Sulco intertubercular.
(D) sulco para o nervo radial.
(E) Fossa coronóide.

resposta:D
Comentário:Esta questão cobra a noção de localização dos acidentes ósseos do úmero e distinção entre o posterior e o anterior das estruturas.O sulco do nervo radial por onde passa o nervo radial é uma estrutura da vista posterior do úmero e de grande importância, pois o nervo radial pode ser lesado por uma fratura no osso.



(Curso-de-Anatomia) A ulna é o maior osso do antebraço.Este osso prismático que parece uma chave inglesa está articulado com o rádio através de algumas estruturas em contato.Assinale as estruturas citadas pela questão:

(A) Membrana interóssea e fossa do músculo supinador.
(B) Articulação radioulnar distal e membrana interóssea.
(C) Olécrano e processo coronóide.
(D) Linha oblíqua posterior do rádio e borda posterior da ulna.
(E) Tubérculo dorsal da ulna e processo estilóide do rádio.

resposta:B
Comentário:A questão busca cobrar os conhecimentos dos contatos entre os ossos do antebraço e seus respectivos acidentes ósseos. A ulna e o rádio estão conectados basicamente em três regiões que são a articulação radioulnar proximal e distal e membrana interóssea.



(Curso-de-Anatomia) Assinale o item que não possua acidentes ósseos proximais da ulna:

(A) Incisura troclear e tuberosidade da ulna.
(B) Fossa do músculo supinador e processo coronóide.
(C) Olécrano e crista do músculo supinador.
(D) Processo estilóide e tubérculo dorsal.
(E) Processo coronóide e tuberosidade da ulna.

resposta:D
Comentário:A questão cobra a localização de acidentes ósseos da ulna em termos proximais e distais.O gabarito da questão é letra D porque o processo estilóide e o tubérculo dorsal são estruturas distais da ulna.



(Curso-de-Anatomia) Assinale a opção que contenha ossos da fileira proximal do carpo:

(A) Escafóide , semilunar e psiforme.
(B) Trapézio, trapezóide, capitato.
(C) Trapézio, hamato e piramidal.
(D) Psiforme, piramidal e trapezóide.
(E) Hamato, capitato e semilunar.

resposta:A
Comentário:Os oito ossos do punho, os ossos do carpo, são denominados coletivamente como carpo.Ficam dispostos em fileiras proximal e distal, cada uma contendo quatro ossos. A fileira proximal é composta de escafóide, semilunar, piramidal e psiforme.



(Curso-de-Anatomia) Assinale o item que possua os ossos da fileira distal do carpo:

(A) Trapézio, trapezóide e piramidal.
(B) Capitato, hamato e psiforme.
(C) Capitato, trapézio e trapezóide.
(D) Escafóide, psiforme e piramidal.
(E) Hamato, piramidal e escafóide.

resposta:C
Comentário:A questão aborda a fileira distal dos ossos do carpo que consiste nos ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.O conhecimento desta região é importante devido a complexidade da motilidade da mão pela presença de ossículos, inserções de músculos e pequenos ligamentos.



(Curso-de-Anatomia) Quando caímos sobre a palma com a mão abduzida comumente sentimos dor na região da tabaqueira anatômica. Possivelmente fraturamos um dos ossos do carpo, assinale o osso que provavelmente fraturamos:

(A) Escafóide.
(B) Primeiro metacarpo.
(C) Piramidal.
(D) Capitato.
(E) Hamato.

resposta:A
Comentários:
A fratura do osso escafóide é uma lesão comum juntamente com a fratura de Colles, principalmente quando uma pessoa cai sobre a palma com a mão abduzida.Como o escafóide se situa no assoalho da tabaqueira anatômica o sinal clínico é a dor na região da tabaqueira anatômica.



(Curso-de-Anatomia) O úmero é um osso longo e é o maior osso do membro superior sendo este repleto de acidentes ósseos. Marque o item que descreva os acidentes ósseos presentes no úmero:

(A) Tubérculo maior, impressão do músculo pronador redondo e tuberosidade deltóide.
(B) Capítulo, tubérculo menor e processo coronóide.
(C) Fossa coronóide, tróclea e sulco para o nervo radial.
(D) Epicôndilo lateral, processo estilóide e tubérculo maior.
(E) Sulco intertubercular, crista do músculo pronador e tuberosidade deltóide.

resposta:C
Comentário:
A questão aborda os acidentes ósseos do úmero que são importantes para o reconhecimento de inserções de músculos e formação de articulações, permitindo uma visão integrada da anatomia.



(Curso-de-Anatomia) Os ossos são importantes alicerces para a inserção de músculos no corpo humano. Assinale a opção que contenha o acidente ósseo do rádio que é causado por um músculo do antebraço:

(A) Impressão do músculo deltóide.
(B) Crista do músculo supinador.
(C) Sulco do músculo ancôneo.
(D) Sulco do músculo subclávio.
(E) Impressão do músculo pronador redondo.

resposta:E
Comentário:A questão cobra o conhecimento de um acidente ósseo do osso rádio que está ligado com a presença de um músculo do antebraço nesta região, o músculo pronador redondo.



(Curso-de-Anatomia) O rádio e a ulna estão unidos através da articulação radioulnar proximal e distal. Quais estruturas estão ligando esses dois ossos pela articulação radioulnar proximal:

(A) Margem anterior do rádio e margem anterior da ulna.
(B) Cabeça do rádio e incisura radial.
(C) Processo estilóide do rádio e processo estilóide da ulna.
(D) Margem interóssea da ulna e margem interóssea do rádio.
(E) Cabeça da ulna e cabeça do rádio.

resposta:B
Comentário:A questão cobra o conhecimento das relações entre rádio e ulna que são muito importantes nos movimentos de supinação e pronação.A questão fala mais especificamente da articulação radioulnar proximal.



(Curso-de-Anatomia) Os processos estilóides são regiões comumente fraturadas em quedas com as mãos estendidas.Quais ossos possuem processos estilóides:

(A) Rádio e ulna.
(B) Úmero e ulna.
(C) Rádio e úmero.
(D) Capitato e hamato.
(E) Clavícula e escápula.

resposta:A
Comentário:A questão aborda um caso clínico conhecido como Fratura de Colles e pede uma informação básica sobre onde se localizam os processos estilóides.



(Curso-de-Anatomia) A clavícula é um osso que se projeta lateralmente e quase horizontalmente através da raiz do pescoço, estende-se do ___________ até o______________. Assinale o item que complete corretamente as lacunas:

(A) Cabeça do úmero, processo coracóide da escápula.
(B) Cavidade glenóide da escápula, manúbrio esternal.
(C) Tubérculo maior do úmero, corpo do esterno.
(D) Manúbrio esternal, acrômio da escápula.
(E) Corpo do esterno, colo do úmero.

resposta:D
Comentário:A questão cobra o conhecimento das articulações da clavícula com os ossos adjacentes, sendo que a clavícula possui uma extremidade acromial e outra esternal, basta o aluno evidenciar as estruturas da escápula e do esterno.



(Curso-de-Anatomia) Os clínicos utilizam uma estrutura proximal do esqueleto apendicular para medir o comprimento do membro superior. Assinale o item que contenha essa estrutura:

(A) Extremidade esternal da clavícula.
(B) Tuberosidade deltóide do úmero.
(C) Processo coracóide da escápula.
(D) Cabeça do úmero.
(E) Acrômio da escápula.

resposta:E
Comentário:Na questão é abordado um aspecto clínico que é a medida do comprimento do membro superior. Para aferir esta medida usa-se como ponto proximal o acrômio da escápula.



(Curso-de-Anatomia) Após uma queda sobre o ombro, um adulto jovem chega a uma clínica de ortopédica sustentando o membro afetado com a mão do membro oposto. O médico examina o paciente já suspeitando de uma fratura em um dos ossos do esqueleto apendicular superior. Assinale o item que contenha o osso possivelmente fraturado a partir da discussão no caso clínico:

(A) Colo do úmero.
(B) Clavícula.
(C) Olécrano.
(D) Processos estilóides do rádio e da ulna.
(E) Diáfise do úmero.

resposta:B
Comentário:A questão apresenta um caso clínico e a descrição clássica de fratura de clavícula, caracterizada pela queda sobre o ombro e a apresentação do paciente apoiado sobre uma tipóia ou usando a mão do membro oposto como suporte,já que uma das principais funções da clavícula é transmitir forças do membro superior ao esqueleto axial.



(Curso-de-Anatomia) O nervo radial é um dos nervos mais importantes do membro superior e uma fratura pode lesar o nervo levando a paralisia de alguns músculos. O úmero possui um sulco para o nervo radial, assinale a localização exata deste acidente ósseo:

(A) Face posterior estendendo-se para baixo e lateralmente.
(B) Face posterior transversalmente à diáfise.
(C) Face anterior estendendo-se para baixo e medialmente.
(D) Face medial longitudinalmente.
(E) Face anterior acompanhando a crista supracondilar lateral.

resposta:A
Comentário:A questão aborda a localização do sulco para o nervo radial. A localização do sulco é importante para a localização do nervo e análise de seqüelas em fraturas em que o este pode ser lesado.



(Curso-de-Anatomia) Em pessoas jovens em que a ossificação muitas vezes não está completa ou em pessoas idosas onde os ossos estão fragilizados a queda sobre o cotovelo quando o braço está abduzido pode causar um tipo de fratura de certo ponto freqüente. Marque a opção que contenha a região fraturada no caso citado:

(A) Clavícula.
(B) Colo da cabeça do rádio.
(C) Colo do úmero.
(D) Extremidade distal do rádio e processo estilóide da ulna.
(E) Escafóide na região da tabaqueira anatômica.

resposta:C
Comentário:
As fraturas de colo de úmero são comuns em pessoas idosas e em jovens em que a ossificação ainda não foi completa e ela ocorre geralmente quando a pessoa cai sobre o cotovelo com os braços abduzidos. A fratura com separação de epífise ocorre em crianças porque a cápsula articular do ombro é mais forte que a placa cartilaginosa epifisária.







próxima »