Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Tópicos de Neurologia

(Curso-de-Anatomia) Quais as características do tecido nervoso? Quais os tipos celulares que o compõem? Quais as funções de cada tipo celular desse tecido?

resposta:O tecido nervoso é altamente exigente quanto ao consumo de oxigênio, correspondendo a 20% do oxigênio consumido pelo metabolismo de todo o corpo. Este metabolismo altamente oxidativo produz grande quantidade de radicais livres. Este tecido é formado por dois tipos de células especializadas: neurônios e células da glia, numa proporção de 1 para 10 ou 50.
As células da glia (neuróglia, responsável por até 98% da composição do tecido nervoso) são responsáveis pelas funções de suporte, nutrição, defesa, organização das sinapses e produção de mielina.
Os neurônios correspondem a somente 2-10% da composição do tecido nervoso, sendo a unidade fundamental do sistema nervoso. Suas funções são receber, processar e enviar impulsos.



(Curso-de-Anatomia) Como é um neurônio? Quais as principais funções de suas partes? Quais os principais tipos (quanto à morfologia) de neurônios?

resposta:O neurônio é formado por um corpo celular (pericário), dendritos e um axônio. O corpo celular contém citoplasma e apresenta organelas e núcleo como outros tipos de células. Os dendritos, cujo número varia, são processos originados no corpo celular que recebem impulsos de outros neurônios. O axônio (apenas um) é um processo que pode ser muito longo, e transmite impulsos do neurônio para o próximo. Assim, temos sempre o seguinte caminho: axônio (neurônio1)  dendrito (neurônio2)  corpo celular (neurônio2)  axônio (neurônio2)  dendritos (neurônio3) e assim por diante...
A classificação morfológica dos neurônios depende da posição e número de seus processos, levando a 3 tipos básicos:
Neurônio unipolar: apresenta apenas um processo, longo (axônio).
Neurônio bipolar: apresenta um axônio e um dendrito, em direções apostas.
Neurônio multipolar: apresenta um axônio e vários dendritos dispostos em várias direções.



(Curso-de-Anatomia) O que é fluxo axoplasmático? Descreva fluxo axoplasmático anterógrado e retrógrado.

resposta:Fluxo axoplasmático é o nome dado ao movimento de substâncias através do axoplasma (plasma presente no interior do axônio?). O movimento das proteínas é lento, enquanto o das organelas é rápido. Este fluxo pode ocorrer em dois sentidos:
Anterógrafo: sentido pericário -> terminação nervosa
Retrógrado: sentido inverso; terminação nervosa -> pericário



(Curso-de-Anatomia) Funcionalmente, como podem ser classificados os neurônios? Descreva a função de cada tipo.


resposta:Existem 3 tipos de neurônios, de acordo com a função que exercem:
- Neurônio aferente ou sensitivo: informa ao SN modificações nos meios interno e externo.
Ex.
: dor visceral, mudanças na temperatura.
-Neurônio eferente ou motor: conduz o impulso, originado em um centro nervoso, ou órgão efetuador. Ex.: músculo ou glândula.
-Neurônio de associação: conecta ou liga neurônios aferentes aos eferentes, transmitindo o impulso nervoso. Podem ter axônios curtos ou longos.



(Curso-de-Anatomia) O que são sinapses? Quais os tipos de sinapses interneuronais? O que são neurotransmissores?

resposta:Sinapse é a comunicação entre dois neurônios adjacentes, ou seja, entre o axônio do neurônio pré-sinaptico e o dendrito do neurônio pós-sinaptico. Em uma sinapse, as membranas dos dois neurônios em contato estão muito próximas, com apenas um pequeno espaço entre elas (fenda sináptica). O impulso pode ser transmitido através de neurotransmissores (sinapse química) ou por impulso elétrico (sinapse elétrica, muito raras em vertebrados). Neurotransmissores são substâncias de baixo peso molecular, sintetizadas no neurônio pré-sinaptico e liberadas na fenda sináptica. Exemplos: acetilcolina, adrenalina, dopamina, serotonina. Sinapses químicas podem ser de 3 tipos:

Interneuronais: entre dois neurônios. Sinapses interneuronais podem acontecer entre: axônio-axônio, axônio-dendrito, axônio-pericário, dendrito-dendrito, dendrito-pericário, pericário-pericário, pericário-dendrito, pericário-axônio.
Neuroefetuadoras somáticas: entre um neurônio em um músculo esquelético (através da Placa Motora).
Neuroefetuadoras viscerais: entre um neurônio e um músculo liso ou cardíaco, ou glândulas.



(Curso-de-Anatomia) Quais são as células da glia (neuroglia) do SNC e do SNP? Quais as suas funções?

resposta:O Sistema nervoso Central apresenta 4 tipos de células da glia:
Astrócitos: sustentação e isolamento do neurônio, armazenamento de glicogênio e fagocitose (quando há lesões).
Oligodendrócitos: formam a bainha de mielina.
Microgliócitos: realizam fagocitose em inflamações.
Células ependimárias: formam o epêndima que reveste os ventrículos, e nos plexos coróides são responsáveis pela formação do líquor. O Sistema Nervoso Periférico apresenta apenas 2 tipos de células da glia:
Células de Schwann: circundam os axônios, formando a bainha de mielina e a neurilema (conjunto formado pelo citoplasma e o núcleo da célula de Schwann).
Células satélites: envolvem os pericários dos neurônios.



(Curso-de-Anatomia) O que é bainha de mielina e o que esta estrutura proporcionou ao sistema nervoso?

resposta:A bainha de mielina é uma camada lipoprotéica que envolve os axônios, isolando-os eletricamente. Esta camada é derivada das células de Schwann, e permite uma condução mais rápida dos impulsos nervosos.



(Curso-de-Anatomia) Defina: substância branca, substância cinzenta, nervos, tractos (fascículos, lemniscos), gânglios e núcleos.

resposta:
Substância branca: é formada basicamente por fibras nervosas mielínicas e neuróglia.
Substância cinzenta: é formada por corpos de neurônios, fibras amielínicas e neuróglia.
Nervos: Condões esbranquiçados formados por fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo e que têm como função levar (ou trazer) impulsos ao (ou do) SNC. Podem ser dos tipos cranianos e espinhais.
Tractos e Fascículos: substância branca (fibras nervosas mielínicas) que se organizam em vias que permitem que os impulsos percorram diversas áreas do SNC.
Gânglios:acúmulo de corpos celulares de neurônios (dilatação) fora do SNC.
Núcleos: acúmulo de substância cinzenta (corpos neuronais) com, aproximadamente, a mesma estrutura e função.
Observação: nervos e gânglios só ocorrem no SNP.



(Curso-de-Anatomia) Como é a distribuição da substância branca e da substância cinzenta na medula espinal, no tronco encefálico, no cérebro e no cerebelo?

resposta:Medula espinhal: a substância cinzenta forma uma massa central em forma de H, circundada pela substância branca.
Tronco encefálico: .
Cerebelo: centro de substância branca, recoberto por fina camada de substância cinzenta. .
Cérebro: a substância cinzenta envolve a substância branca.



(Curso-de-Anatomia) Como são formados os nervos ou tratos (fascículos ou lemniscos)?

resposta:Nervos são cordões esbranquiçados formados por fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo e que têm como função levar ou trazer impulsos ao (ou do) SNC. Portanto, fazem parte do SNP. Podem ser de 2 tipos: cranianos e espinhais. .
Assim temos, em ordem crescente de complexidade: .
Fibra nervosa: axônio + bainha de mielina.
Feixe: conjunto de fibras nervosas + endoneuro.
Fascículo: conjunto de feixes + perineuro.
Nervo: conjunto de fascículos + epineuro (tec. Conjuntivo e vasos sanguíneos) .
No SNC, temos os tractos ou fascículos, que, assim como os nervos, são formados por substância branca (fibras nervosas mielínicas) que se organizam em vias pelas quais os impulsos percorrem as diversas áreas do SNC.



(Curso-de-Anatomia) O que são terminações nervosas ou receptores?

resposta:Terminações nervosas ocorrem nas extremidades das fibras sensitivas (receptores) e motoras (placa motora). Receptores são estruturas especializadas em receber estímulos físicos ou químicos na superfície ou interior do corpo. Por exemplo, temos os cones e bastonetes da retina, os receptores do ouvido, receptores gustativos, receptores da pele e nas mucosas. .
A placa motora é uma estrutura especial que ocorre entre neurônios e músculos, interconectandoos.



(Curso-de-Anatomia) Quais as propriedades fundamentais do protoplasma (citoplasma)?

resposta:O protoplasma apresenta propriedades relativas a necessidade de se ajustar ao meio para sobreviver: .

Irritabilidade (ou excitabilidade): sensibilidade a um estímulo, permite detectar mudanças no meio ambiente.
Condutibilidade: condução de impulsos nervosos
Contratibilidade: resposta a um estímulo (como exemplo, provocando o encurtamento da célula).



(Curso-de-Anatomia) Qual a origem embriológica do sistema nervoso central? Como ocorre a formação do tubo neural?

resposta:O SNC originase no embrião, a partir do segundo mês de desenvolvimento. Primeiramente, a notocorda e o mesoderma do embrião induzem o ectoderma acima da notocorda a se espessar, dando origem a placa neural. A placa neural cresce, se espessa e adquire um sulco longitudinal, chamado sulco neural, que se aprofunda originando a goteira neural. Os “lábios” desta goteira se fundem, originando o tubo neural. .
O ectoderma ainda não diferenciado que restou se fecha sobre o tubo neural, isolandoo. No ponto em que o ectoderma se encontra com a goteira formase a crista neural.



(Curso-de-Anatomia) Quais elementos do sistema nervoso são provenientes do tubo e da crista neural?

resposta:O tubo neural origina os elementos do SNC, enquanto a crista neural origina elementos do SNP e elementos não pertencentes ao sistema nervoso (como glândulas viscerais do SNA, glândulas espinhais das raízes dorsais, medula adrenal, melanócitos, células da tireóide, odontoblastos, duramáter e aracnóide).



(Curso-de-Anatomia) Onde se situa o sulco limitante? Por que este sulco é uma estrutura importante do tubo neural?

resposta:O sulco limitante originase na parede do tubo neural e permanece no adulto. É formado por 2 lâminas alares relacionadas à sensibilidade e 2 lâminas basais relacionadas à motricidade. As áreas próximas ao sulco limitante são relacionadas à inervação das vísceras, enquanto as áreas distantes do sulco neural são relacionadas à inervação de territórios somáticos (musculatura esquelética e formação cutânea).



(Curso-de-Anatomia) Como ocorre a formação das vesículas primordiais? Que estruturas do indivíduo adulto são formadas a partir de cada uma?

resposta:As vesículas primordiais se originam de dilatações do tubo neural. A extremidade cranial do tubo neural origina o encéfalo primitivo (arquencéfalo), enquanto a extremidade caudal origina a medula primitiva. .
O arquencéfalo apresenta 3 dilatações, cada uma originando partes importantes do SNC:

Prosencéfalo: cérebro (telencéfalo + diencéfalo)
Mesencéfalo: mesencéfalo
Rombencéfalo: cerebelo e ponte (metencéfalo) e bulbo (mielencéfalo)

A medula primitiva dá origem a medula espinhal.



(Curso-de-Anatomia) O que são ventrículos encefálicos? Como são formados? Quais são os ventrículos de cada uma das vesículas primordiais e quais são suas comunicações?

resposta:Ventrículos encefálicos são formados pela luz de algumas das vesículas primordiais que se dilataram durante as transformações sofridas no desenvolvimento e permaneceram ligados entre si. Dentro desses ventrículos, no indivíduo adulto, circula líquor.
O telencéfalo (originado da vesícula primordial chamada prosencéfalo) apresenta os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam através do forame interventricular. Estes ventrículos também se comunicam com o terceiro ventrículo.
O diencéfalo (também originado da vesícula primordial prosencéfalo) apresenta o terceiro ventrículo, que se comunica com os ventrículos laterais e o quarto ventrículo. A vesícula primordial rombencéfalo origina o quarto ventrículo, que se comunica com o aqueduto cerebral (luz do mesencéfalo) e com o terceiro ventrículo.




(Curso-de-Anatomia) Quais as divisões (denominações) do Sistema Nervoso (embriológica, anatômica, metamérica, fisiológica e topográfica)?

resposta:Embriológica:
Prosencéfalo (telencéfalo + diencéfalo)
Mesencéfalo
Ronbencéfalo (metencéfalo + mielencéfalo)
Anatômica:
Sistema Nervoso Central (SNC)

-Encéfalo (telencéfalo, diencéfalo, tronco encefálico e cerebelo)
-Medula Espinhal

Sistema Nervoso Periférico (SNP)
-Nervos cranianos (12 pares)
-Nervos espinais (31 pares)
-Cadeias ganglionares


Metamérica:
-Sistema nervoso segmentar (tronco encefálico + medula espinhal + SNP)
-Sistema nervoso suprasegmentar (telencéfalo + diencéfalo + cerebelo)

Fisiológica:
Sistema nervoso da vida de relação
Sistema nervoso da vida vegetativa

Topográfica:
SNC (situado no esqueleto axial)
-Medula espinhal
-Encéfalo

SNP (situado fora do esqueleto axial)
-Nervos cranianos e espinhais
-Gânglios
-Terminações nervosas



(Curso-de-Anatomia) O que é medula espinal? Descreva: localização, limites, forma, calibre, intumescências.

resposta:Medula espinhal é uma massa cilíndrica, ligeiramente achatada no sentido ânteroposterior, de tecido nervoso que se situa dentro do canal vertebral. Ela iniciase superiormente a partir do bulbo (aproximadamente no nível do forame magno do osso occipital) e termina inferiormente no nível da 2a vértebra lombar (L2).
Seu calibre não é uniforme, apresentando dilatações na região cervical (intumescência cervical) e lombar (intumescência lombar). As intumescências são os locais onde se originam as raízes nervosas dos membros superiores (plexos braquial) e membros inferiores (lombosacral).







próxima »