Questões de biologia
Origem: Unifesp
(Unifesp) Cientistas criaram em laboratório um bacteriófago (fago) composto que possui a cápsula protéica de um fago T2 e o DNA de um fago T4. Após esse bacteriófago composto infectar uma bactéria, os fagos produzidos terão
a) a cápsula protéica de qual dos fagos? E o DNA, será de qual deles?
b) Justifique sua resposta.
resposta:a) Os bacteriofagos produzidos pela bactéria infectada terão a cápsula protéica e o DNA do fago T4.
b) Durante a infecção, apenas o DNA do fago T4 penetra na bactéria hospedeira. O DNA do fago, passa comandar a produção da nova linhagem viral.
(Unifesp) Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de "preservação das proteínas". A afirmação está correta porque:
a) os carboidratos, armazenados sob a forma de gordura corpórea, constituem uma barreira protetora das proteínas armazenadas nos músculos.
b) se as reservas de carboidratos estiverem reduzidas, vias metabólicas sintetizarão glicose a partir de proteínas.
c) as enzimas que quebram os carboidratos interrompem a ação de outras enzimas que desnaturam proteínas.
d) o nitrogênio presente nos aminoácidos das proteínas não pode ser inativado em presença de carboidratos.
e) a energia liberada pela quebra de carboidratos desnatura enzimas que degradam proteínas.
resposta:B
(Unifesp) As aves são geralmente chamadas de "dinossauros com penas". Tal denominação
a) procede, porque elas surgiram a partir dos tecodontes, o mesmo grupo ancestral de répteis que originou os dinossauros. Como os dinossauros, as aves possuem ovos com âmnio. Porém, diferentemente deles, elas apresentam, como novidades evolutivas, as penas e a endotermia (homeotermia).
b) procede, porque elas surgiram a partir de répteis crocodilianos que, por sua vez, tiveram suas origens entre os dinossauros. As características do coração de crocodilos e de aves são evidências dessa proximidade e dessa descendência.
c) procede, porque elas surgiram no mesmo período que os primeiros dinossauros. Um pequeno grupo de anfíbios deu origem aos répteis que resultaram nos mamíferos e outro grupo maior de anfíbios originou répteis que se diferenciaram em dinossauros e em aves.
d) não procede, porque, para isso, elas teriam que ter se originado dos grandes répteis voadores já extintos. O grupo de répteis que originou as aves e os mamíferos ainda hoje é vivente, embora conte com poucos representantes. Sua maior expansão ocorreu na mesma época em que os grandes dinossauros.
e) não procede, porque a endotermia e as penas são características muito distintas que afastam qualquer possibilidade de que as aves e os dinossauros possam ter sido aparentados. Além disso, as aves possuem um anexo embrionário a mais, que as diferencia der todos os demais répteis.
resposta:A
(Unifesp) Uma certa espécie de anfíbio consegue sobreviver em locais entre 18°C e 30°C de temperatura ambiente (1). A temperatura média variando entre 20°C e 30°C presente em algumas matas litorâneas do Sudeste brasileiro torna o ambiente ideal para essa espécie viver (2). Esse anfíbio alimenta-se de pequenos invertebrados, principalmente insetos, que se reproduzem nas pequenas lagoas e poças d'água abundantes no interior dessas matas (3).
No texto, as informações 1, 2 e 3, referentes a essa espécie, relacionam-se, respectivamente, a
a) hábitat, hábitat, nicho ecológico.
b) hábitat, nicho ecológico, nicho ecológico.
c) hábitat, nicho ecológico, hábitat.
d) nicho ecológico, hábitat, hábitat.
e) nicho ecológico, hábitat, nicho ecológico.
resposta:E
(Unifesp) Considere as quatro afirmações seguintes.
I. As mutações são alterações que ocorrem nos organismos sempre que o ambiente se torna desfavorável.
II. A seleção natural privilegia características determinadas por genes dominantes.
III. As migrações e as modificações ambientais são fatores que alteram as freqüências genéticas das populações.
IV. A recombinação genética amplia a variabilidade existente em uma população de reprodução sexuada.
Das afirmações apresentadas, são corretas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
resposta:E
(Unifesp) Desde que os primeiros animais foram domesticados, o homem vem alterando suas populações a fim de melhorar as características que julga mais importantes, tais como mais carne, mais ovos, mais lã, entre outras. Numa população sem a interferência do homem, o surgimento de indivíduos com essas características "melhoradas" decorre de ........................... ou de ........................ O homem, nesse contexto, faz o papel de ..............................
As lacunas do texto devem ser completadas, respectivamente, por
a) condições do ambiente ... herança direta dos pais ... agente seletivo.
b) condições do ambiente ... seleção natural ... agente mutagênico.
c) reprodução sexuada ... mutações ... agente seletivo.
d) reprodução sexuada ... seleção natural ... agente mutagênico.
e) mutações ... condições do ambiente ... agente mutagênico.
resposta:C
(Unifesp) A banana que utilizamos na alimentação tem origem por partenocarpia, fenômeno em que os frutos são formados sem que tenha ocorrido fecundação. Existem, porém, bananas selvagens que se originam por fecundação cruzada.
a) Uma pessoa perceberia alguma diferença ao comer uma banana partenocárpica e uma banana originada por fecundação cruzada? Justifique.
b) Qual dos dois tipos de bananeira teria maior sucesso na colonização de um novo ambiente? Justifique.
resposta:a) A banana produzida por partenocarpia não apresenta sementes, pois seus óvulos não foram fecundados. As bananas selvagens possuem sementes já que seus óvulos foram fecundados.
b) A bananeira produtora de sementes apresenta maior variabilidade genética, estando, por este motivo, mais capacitada para se adaptar às mudanças ambientais.
(Unifesp) De forma geral, a água do mar exerce uma alta pressão osmótica sobre os organismos (cerca de 12atm) e a água doce exerce praticamente nenhuma. Os fluidos do corpo dos vertebrados exercem uma pressão osmótica de 30 a 40% daquela da água do mar, ocupando, portanto, uma posição intermediária. Considerando essas informações, em termos osmóticos, a tendência é:
resposta:C
(Unifesp) Considere um organismo que esteja posicionado numa teia alimentar exclusivamente como consumidor secundário. Para sua sobrevivência, necessita de água, carbono, oxigênio e nitrogênio. O número mínimo de organismos pelos quais esses elementos passam antes de se tornarem disponíveis, da forma em que se encontram em sua fonte na natureza, para esse consumidor secundário, será
resposta:B
(Unifesp-2006) Um exemplo clássico de alelos múltiplos é o sistema de grupos sangüíneos humano, em que o alelo IÞ, que codifica para o antígeno A, é co-dominante sobre o alelo Iß, que codifica para o antígeno B. Ambos os alelos são dominantes sobre o alelo i, que não codifica para qualquer antígeno. Dois tipos de soros, anti-A e anti-B, são necessários para a identificação dos quatro grupos sangüíneos: A, B, AB e O.
a) Complete o quadro a seguir com os genótipos e as reações antigênicas (represente com os sinais + e -) dos grupos sangüíneos indicados.

b) Embora 3 alelos distintos determinem os grupos sangüíneos ABO humanos, por que cada indivíduo é portador de somente dois alelos?
resposta:a) Observe o quadro a seguir:

b) Cada indivíduo possui um par de cromossomos homólogos que, por sua vez, apresentam os genes alelos.

(Unifesp-2003) O jornal "Folha de S.Paulo" (23.09.2002) noticiou que um cientista espanhol afirmou ter encontrado proteínas no ovo fóssil de um dinossauro que poderiam ajudá-lo a reconstituir o DNA desses animais.
a) Faça um esquema simples, formado por palavras e setas, demonstrando como, a partir de uma seqüência de DNA, obtém-se uma proteína.
b) A partir de uma proteína, é possível percorrer o caminho inverso e chegar à seqüência de DNA que a gerou? Justifique.
resposta:a) Observe a figura a seguir:

b) Não. Sendo o código genético degenerado, diferentes trincas de nucleotídeos especificam o mesmo aminoácido.

(Unifesp-2003) No heredograma seguinte, a pessoa A possui uma mutação no DNA de todas as suas mitocôndrias, que faz com que a produção de energia para os
músculos seja deficiente, ocasionando dificuldades motoras para os portadores do problema. Essa pessoa casou-se com outra, aparentemente normal.
O casal (P) teve filhos (F1) e estes, por sua vez, também tiveram filhos (F2).
a) Copie o heredograma, pintando quais serão as pessoas afetadas pela doença em F1 e em F2
b) Justifique sua resposta.
resposta:a) Observe a figura a seguir:

b) O tipo de herança se justifica, pois apenas o DNA mitocondrial, presente no óvulo (gameta feminino) será transmitido à descendência.

(Unifesp-2003) Entre os vertebrados, a conquista da endotermia (homeotermia) representou, para os grupos que a possuem, um passo evolutivo decisivo para a conquista de ambientes antes restritivos para os demais grupos.
a) Copie a tabela e a preencha com as características dos grupos apontados quanto ao número de câmaras (cavidades) do coração.

b) Explique sucintamente como o número de câmaras do coração e a endotermia podem estar correlacionados.
resposta:a) Observe a figura a seguir:

b) O aumento do número de cavidades cardíacas e a presença de circulação fechada, dupla e completa permitiram um transporte mais eficiente de O‚ aos tecidos, fato fundamental no desenvolvimento da homeotermia.

(Unifesp-2007) Considere dois genes e seus respectivos alelos: A e a; B e b.
Em termos de localização cromossômica, explique o que significa dizer que esses dois genes
a) segregam-se independentemente na formação dos gametas.
b) estão ligados.
resposta:a) Os genes estão localizados em cromossomos diferentes (figura 1).
b) Os genes estão em "Linkage", ou seja, estão localizados no mesmo cromossomo (figura 2).

(Unifesp-2003) Segundo dados da ONU, Botsuana, na África, possui hoje quase 40% de sua população entre 20 e 30 anos de idade contaminada com o vírus da AIDS.
A idade em que os casais têm filhos nesse país corresponde à faixa dos 18 aos 30 anos e, em Botsuana, não existe o acesso da população a drogas de controle da progressão do vírus HIV (os chamados "coquetéis"). A previsão é de que a taxa de infecção e de mortalidade pela AIDS em Botsuana permaneça igual nos próximos 30 anos.
a) Copie o gráfico e faça nele um esquema de como seria a pirâmide etária do país sem o vírus HIV, considerando igual a proporção entre homens e mulheres no país.

b) Considerando as informações e as condições dadas, faça um segundo esquema da pirâmide etária de Botsuana no ano de 2020.
resposta:Observe os gráficos adiante:


(Unifesp-2005) Os locos M, N, O, P estão localizados em um mesmo cromossomo. Um indivíduo homozigótico para os alelos M, N, O, P foi cruzado com outro, homozigótico para os alelos m, n, o, p. A geração F foi então retrocruzada com o homozigótico m, n, o, p. A descendência desse retrocruzamento apresentou
15% de permuta entre os locos M e N.
25% de permuta entre os locos M e O.
10% de permuta entre os locos N e O.
Não houve descendentes com permuta entre os locos M e P.
Responda.
a) Qual a seqüência mais provável desses locos no cromossomo? Faça um esquema do mapa genético desse trecho do cromossomo, indicando as distâncias entre os locos.
b) Por que não houve descendentes recombinantes com permuta entre os locos M e P?
resposta:a)

O gene P não permutou com M porque, provavelmente, localiza-se muito próximo a ele, à sua direita ou à esquerda.
b) Quanto maior a distância entre dois genes, maior será a probabilidade de ocorrer permuta entre eles. Entre genes muito próximos, a probabilidade de ocorrer permuta é menor.

(Unifesp-2002) A Síndrome de Down caracteriza-se pela presença de um cromossomo 21 a mais nas células dos indivíduos afetados. Esse problema pode ser decorrente da não-disjunção do cromossomo 21 em dois momentos durante a formação dos gametas. Considerando a ocorrência de tal não-disjunção, responda.
a) Em quais momentos ela pode ocorrer?
b) Utilize os contornos a seguir para representar uma das duas possibilidades, indicando na lacuna pontilhada qual delas foi escolhida para ser representada.
resposta:a) A não disjunção cromossômica pode ocorrer na primeira ou na segunda divisão da meiose.
b) Observe os esquemas adiante:

(Unifesp-2006) Um pesquisador pretende manter uma cultura de células e infectá-las com determinado tipo de vírus, como experimento.
Assinale a alternativa que contém a recomendação e a justificativa corretas a serem tomadas como procedimento experimental.
a) É importante garantir que haja partículas virais (vírus) completas. Uma partícula viral completa origina-se diretamente de outra partícula viral preexistente.
b) Deve-se levar em conta a natureza da célula que será infectada pelo vírus: células animais, vegetais ou bactérias. Protistas e fungos não são hospedeiros de vírus.
c) Deve-se garantir o aporte de energia para as células da cultura na qual os vírus serão inseridos. Essa energia será usada tanto pelas células quanto pelos vírus, já que estes não produzem ATP.
d) Na análise dos dados, é preciso atenção para o ácido nucléico em estudo. Um vírus pode conter mais de uma molécula de DNA: a sua própria e a que codifica para a proteína da cápsula.
e) É necessário escolher células que tenham enzimas capazes de digerir a cápsula protéica do vírus. A partir da digestão dessa cápsula, o ácido nucléico viral é liberado.
resposta:[C]
(Unifesp-2006) O Brasil é apontado por cientistas de todo o mundo como um dos países de maior biodiversidade do planeta. Sobre essa diversidade de organismos, foram feitas as afirmações seguintes.
I. A diversidade é produto de processos evolutivos mediados por mecanismos de seleção natural.
II. Assim como a especiação, a colonização de novas áreas é um processo que aumenta a biodiversidade.
III. A alta biodiversidade nos trópicos surgiu porque os solos são muito ricos em nutrientes nessas regiões e, por isso, permitem a instalação de florestas de grande porte.
IV. Existem grupos de organismos em que o número de espécies ainda não é totalmente conhecido no Brasil, como os insetos. Em contrapartida, estima-se que todos os vertebrados de nossa fauna já estejam catalogados.
V. Extinção, perda de habitat e competição com espécies introduzidas (não-nativas) estão entre os fatores que conduzem à perda da biodiversidade.
Estão corretas:
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) II, III e V.
d) II, III e IV.
e) III, IV e V.
resposta:[A]
« anterior | próxima »